Aracaju, 21 de outubro de 2021

Afinal, o que é ser um Empreendedor?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Empreendedorismo é sinônimo de dinheiro no bolso? O ideal é que a resposta seja sempre positiva. Infelizmente na prática, nem sempre é assim. Muito se acredita que ter um negócio próprio, literalmente, é nadar em dinheiro. Mas toda pessoa que resolve e tem a coragem de empreender, quer e merece ter prosperidade.

No entanto ser empreendedor não é literalmente ter esta garantia. Muito antes, ser empreendedor é ter a ousadia de colocar suas ideias em prática. Quer entender melhor o que estamos tentando falar? Dê uma olhada, abaixo, no que alguns autores já convencionaram denominar de empreendedor.

Ser empreendedor significa ser um realizador, que produz novas ideias através da congruência entre criatividade e imaginação.

Conceitos de empreendedorismo

O economista austríaco Joseph A. Schumpeter, no livro “Capitalismo, socialismo e democracia”, publicado em 1942, associa o empreendedor ao desenvolvimento econômico.

Segundo ele, o sistema capitalista tem como característica inerente uma força denominada de processo de destruição criativa, fundamentando-se no princípio que reside no desenvolvimento de novos produtos, novos métodos de produção e novos mercados; em síntese, trata-se de destruir o velho para se criar o novo.

Pela definição de Schumpeter, o agente básico desse processo de destruição criativa está na figura do que ele considera como o empreendedor.

Em uma visão mais simplista, podemos entender como empreendedor aquele que inicia algo novo, que vê o que ninguém vê, enfim, aquele que realiza antes, aquele que sai da área do sonho, do desejo e parte para a ação.

Seguindo esse raciocínio, a professora Maria Inês Felippe, em seu suplemento Empreendedorismo: buscando o sucesso empresarial, defende a ideia de que o empreendedor, em geral, é motivado pela auto realização e pelo desejo de assumir responsabilidades e ser independente.

Leia mais artigo e ideias no nosso canal!

Esse post também pode ser lido no blog do Solução e Ideias

Conteúdo retirado do site do Sebrae

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Governo de Sergipe paga o auxílio tecnológico a mais de 5.700 professores
Simula Enem aplicado presencialmente em todos polos Preuni
Belivaldo mostra o “dever de casa” que fez nas contas do Estado para “Sergipe avançar”
18 anos do Bolsa Família são destacados pelo deputado João Daniel em sessão da Câmara