Aracaju, 1 de agosto de 2021

PROCON ARACAJU FISCALIZA CUMPRIMENTO DA LEGISLAÇÃO CONSUMERISTA EM PET SHOPS

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com o objetivo de promover o equilíbrio nas relações de consumo, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio do Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), dá continuidade ao trabalho de fiscalização em estabelecimentos comerciais.

Nesta semana, entre os dias 5 e 9, o órgão, que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), averiguou o cumprimento da legislação consumerista nos pet shops, localizados na capital.

O coordenador do Procon Aracaju, Igor Lopes, destaca que 17 estabelecimentos desse segmento foram visitados até esta sexta-feira, 9. “É importante citar que 13 deles já haviam passado por fiscalização. A equipe retornou para verificar o cumprimento das orientações apontadas na ocasião da primeira visita”, pontuou.

Essas 13 lojas haviam sido notificadas, em fiscalização anterior, sobre a necessidade de disponibilização do Código de Defesa do Consumidor (CDC), em local visível e de fácil acesso. “Verificou-se nesta nova fiscalização que todas realizaram a adequação”, acrescentou Lopes.

Os fiscais também observaram aspectos como a precificação dos itens expostos à venda, bem como se os produtos comercializados eram próprios para o consumo, inclusive com verificação do prazo de validade.

“É comum, nesses estabelecimentos, a venda de produtos comestíveis e até medicamentos, a serem utilizados pelos animais. Por isso, é importante que a venda ocorra respeitando o prazo de validade estabelecido pelas entidades sanitárias e com o selo dos órgãos de controle”, frisou o coordenador do Procon Aracaju.

Nos locais fiscalizados ao longo da semana não foi observado descumprimento à legislação consumerista. Dessa foram, não foram confeccionados autos de infração.

Para esclarecer dúvidas ou realizar denúncias, é possível acionar o órgão de proteção ao consumidor, na capital, através do SAC 151 ou pelo telefone 3179-6040. O serviço funciona em dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa