Aracaju, 28 de julho de 2021

PREFEITURA MANTÉM ALERTA DE CHUVA ATÉ A TERÇA-FEIRA, EM ARACAJU

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O final de semana foi de chuva, em Aracaju, e durante o período de tempo fechado, a Prefeitura, através da ação integrada de órgãos municipais, se manteve em monitoramento por toda a cidade, alerta para possíveis riscos à população. Apesar de as últimas 24 horas não terem apresentado chuva intensa, com um acumulado de 25 milímetros, a preocupação das equipes foi com as encostas, devido ao solo molhado, o que poderia possibilitar deslizamento de terra e outros perigos.

Neste domingo, 11, portanto, as ações de monitoramento tiveram como foco, além das encostas, os rios e canais da cidade que, por conta do prolongamento do período chuvoso, têm recebido uma grande quantidade de água pluvial. Ainda assim, conforme destacou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, ao longo do final de semana, não foram registradas ocorrências preocupantes a respeito da chuva.

“O mês de julho tem sido mais chuvoso que o de costume. Aracaju já tem um acumulado, nos primeiros 11 dias de julho, de 266 milímetros, o que ultrapassa o volume esperado para todo o mês. No entanto, são chuvas espaçadas, que têm caído de forma moderada, o que tem feito com que a cidade responda bem. Nos últimos dias, nossa preocupação tem sido as encostas, já que o solo não tem tido tempo de secar, o que pode aumentar o risco de deslizamento. Por isso, temos reforçado o monitoramento nas áreas de risco e nos mantendo atentos aos chamados da população”, ressalta o major.

Contudo, a estimativa de tempo fechado que seguiria até esta segunda, 12, foi prolongada para a terça-feira, 13. “Recebemos o alerta do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e, assim, estenderemos o alerta também para a população”, completa o coordenador da Defesa Civil de Aracaju.

Diante de situações de possíveis riscos, como queda de árvores, pontos de alagamento e rachaduras nas residências, a população deve acionar a Defesa Civil de Aracaju através do número emergencial 199, que funciona 24h.

Além do serviço de Alerta por SMS 40199, que possibilita o envio de mensagens com previsões climáticas e outras informações oficias da Defesa Civil, diretamente para o celular do cidadão, também é possível acompanhar informações sobre as condições climáticas, da capital, através da plataforma ClimAju, disponibilizada no site da Prefeitura de Aracaju, com dados atualizados e imagens de pontos estratégicos da cidade, em tempo real.

SMS 40199

Com mais de 51 mil cadastrados realizados, o serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, basta enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e inserir, no campo de texto, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. Ao enviar a mensagem, o solicitante receberá a confirmação de cadastro e estará com o celular habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Foto: Marcelle Cristinne

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeito de Aracaju recebe medalha do cinquentenário do TCE de Sergipe
Segundo dia de greve é marcado por ato na Saúde de Maruim
Maternidade promove simulado de evacuação em caso de incêndio com brigadistas
Banese faz parceria para alavancar turismo em Santana do São Francisco