Aracaju, 30 de julho de 2021

Belivaldo, no Forum de Governadores, discute antecipação da 2ª dose de vacinas para 60 dias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
 

– Sempre buscando acelerar a vacinação contra a Covid-19 e imunizar todos os sergipanos o mais rápido possível, o governador Belivaldo Chagas (PSD), participou, nesta terça-feira 13) de uma videoconferência entre o Fórum Nacional de Governadores e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga.

Dentre as várias pautas que que os governadores levaram ao Ministério da Saúde, que buscam principalmente integrar as ações nacionalmente e não criar disputas desnecessárias entre os Estados, está a antecipação da 2ª dose das vacinas Pfizer e AstraZeneca, de 90 para 60 dias. Este protocolo já está sendo adotado nos Estados Unidos e na Europa e faremos uma consulta ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) para que isso seja utilizado em todos os estados.

Também foi solicitado um calendário semanal de entrega das doses pelo Ministério da Saúde até outubro, para que “possamos organizar um cronograma próprio estadual, diminuindo esta ansiedade que todos nós temos pela vacina”.

O Governo Federal também ficou encarregado de enviar uma nota técnica para todos os Estados com recomendações e protocolos para o retorno das aulas presenciais no país inteiro já a partir de agosto.

Sobre a Sputnik V, que tem previsão de chegada ao país neste mês, o Ministério da Saúde ainda vai decidir se as doses vão integrar o PNI. Neste caso, o Governo Federal adquiriria as doses e as distribuiria proporcionalmente entre todos os estados.

Todas estas propostas, assim como a vacinação de menores de 18 anos, serão levadas e discutidas pelos representantes da Saúde dos Estados, municípios e Ministério na próxima reunião do PNI, que vai acontecer ainda nesta semana.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Estudantes de Arquitetura desenvolvem manual com base na NBR 15575 para habitações em Sergipe
Polícia Civil divulga imagens de furto em uma loja de roupas na cidade de Itabaiana. Veja o vídeo
Nova Lei contra violência auxiliará a Procuradoria da Mulher na Câmara de Pacatuba
Políticos de volta ao batente