Aracaju, 5 de agosto de 2021

Projeto de lei torna mastro de São Cristóvão patrimônio cultural Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Os deputados estaduais aprovaram na sessão da última quarta-feira, 14, o projeto de lei de autoria de Rodrigo Valadares que torna a Festa do Mastro de São Cristóvão Patrimônio Cultural Imaterial do Estado de Sergipe.

Desde o século XIX, a comemoração acontece durante todo o mês de junho, seguindo um ritual onde as caceteiras vão em busca da retirada do mastro e de premiações para serem disputadas pelos participantes e simpatizantes do evento, sob chuva de fogos, como busca-pés, espadas e outros.

Segundo o autor, o projeto de lei tornando a festa patrimônio cultural visa eternizar a tradição que já faz parte da história de toda a população do município .

“Berço de inúmeras manifestações populares, São Cristóvão traz consigo antigas tradições que até hoje fazem parte da população e é de extrema importância que isso seja preservado. O nosso objetivo aqui é garantir que as presentes e futuras gerações possam conhecer e ter contato com essa cultura linda que vem acontecendo na cidade há mais de 80 anos”, destacou.

O parlamentar declarou ainda que, com a vacinação de todos aplicadas e a pandemia contida, espera ter a honra de participar da festa junto com os moradores da região, a fim de conhecer ainda mais a prática festiva. Por fim, reiterou o compromisso de seu mandato com a cultura e tradições nordestinas, pois além de preservar a história, gera mais renda, turismo e lazer aos sergipanos.

Por Luísa Passos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Deputado Talysson cobra ponto de ônibus coberto em N. Srª Aparecida
Aprovado na Alese o pedido de regularidade de abastecimento de água em Muribeca
Deputada solicita isenção de tarifas em transportes coletivos em Aracaju
Ipesaúde inclui cirurgião torácico em seu leque de especialidades