Aracaju, 30 de julho de 2021

Saúde de Aracaju previne e alerta sobre os cuidados no Dia do Homem

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta quinta-feira, dia 15, é celebrado o Dia do Homem. Em alusão à data, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) reforça o alerta e as ações de prevenção à saúde do homem. Na capital, o acolhimento e os cuidados à saúde do público masculino são ofertados rotineiramente nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e demais redes do município.

De acordo com a área técnica da SMS, Vanessa Barreto, as datas são marcos para dar visibilidade à saúde dos homens para além da doença, porque, geralmente, os homens só buscam os serviços de saúde quando já estão adoecidos.

“Por isso, aproveitamos estas datas para chamar a atenção deles quanto à prevenção na porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a Atenção Básica, onde oferecemos os exames de rotina, o pré-natal do parceiro, os grupos de prevenção, e incentivamos a fazerem atividades físicas através dos polos da Academia da Cidade”, explica.

Cinco eixos

A saúde do homem envolve cinco eixos prioritários: acesso e acolhimento; acidentes e violência; paternidade e cuidado; saúde sexual e saúde reprodutiva, e doenças prevalentes na população masculina.

“Quanto às doenças prevalentes na população masculina, geralmente estão relacionadas às especialidades médicas, que são cardiologia, gastroenterologia, pneumologia, psiquiatria e a urologia. Para além de fatores genéticos, a saúde é resultado das escolhas e hábitos ao longo da vida”, enfatiza.

Busca por ajuda

Vanessa alerta que, de maneira geral, muitos homens aguardam até o limiar da dor ou, em algumas situações, até o risco de morte, para buscar ajuda de um profissional de saúde. “Daí a importância da conscientização de gestores, profissionais de saúde e da população em geral, para mudarmos essa concepção dos homens de não buscar ajuda, e incentivá-los a cuidarem da saúde antes do adoecimento, pois viver com saúde também deve fazer parte do cotidiano do homem”, afirma.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Estudantes de Arquitetura desenvolvem manual com base na NBR 15575 para habitações em Sergipe
Polícia Civil divulga imagens de furto em uma loja de roupas na cidade de Itabaiana. Veja o vídeo
Nova Lei contra violência auxiliará a Procuradoria da Mulher na Câmara de Pacatuba
Políticos de volta ao batente