Aracaju, 4 de agosto de 2021

Frente fria traz chuva de moderada a intensa nos próximos dias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Uma nova frente fria chegou a Aracaju e as chuvas derivadas dela já começaram a cair, nesta terça-feira, 20. As primeiras horas do dia já deram indício da chegada do período mais chuvoso e os centros de meteorologia confirmam dias com tempo fechado até o fim deste mês.

Para tanto, a Prefeitura de Aracaju já começou a reforçar o monitoramento, sobretudo para observar melhor a incidência intensa de chuva prevista entre as próximas quinta (22) e sexta-feira (23).

Na manhã de hoje, a Defesa Civil de Aracaju, órgão ligado à Secretaria Municipal da Defesa Social e Cidadania (Semdec), recebeu o alerta de chuva vindo do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) e os números cadastrados no serviço via SMS da Prefeitura foram notificados sobre a previsão de chuva moderada para esta terça.

No entanto, conforme o Centro de Meteorologia de Sergipe (CMS), entre quinta e sexta-feira, há probabilidade de chuva intensa, de até 80 milímetros, o que mantém as equipes da Prefeitura sob vigilância.

“Essa frente fria se assemelha à do início deste mês, quando, na primeira quinzena, registramos mais de 300 milímetros de chuva. Nossa preocupação é voltada para as áreas de risco e, portanto, nossas atenções serão para essas regiões que, historicamente, têm registros de situações relacionadas a chuvas intensas. Como a previsão aponta maior intensidade, entre quinta e sexta, manteremos as equipes em constante monitoramento pelas ruas e aumentaremos o fluxo de atenção”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado.

Até as 10h desta terça-feira, as equipes registraram um deslizamento de terra, no bairro América. De acordo com Silvio Prado, não houve prejuízos aos moradores e a situação foi contida, sem risco à população local. A Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) foi acionada para realizar a limpeza na localidade, mas o monitoramento por parte da Defesa Civil continuará.

“Julho tem sido de bastante chuva, mais do que a série histórica e, desde o início do mês nossa preocupação tem sido, justamente, com as áreas com risco de deslizamento de terra porque, com o solo constantemente molhado e sem tempo de secar, a probabilidade de um incidente como esse é grande. Assim, reforçamos a avaliação das regiões de risco e alertamos a população para que se mantenha atenta a qualquer situação que demande maior cuidado”, reforça o coordenador.

Por toda a extensão da cidade, as demais equipes da Prefeitura seguem realizando serviços de monitoramento de canais, bocas de lobo e todo o sistema de drenagem, além da atenção voltada para o fluxo de veículos e pedestres.

Para situações emergenciais, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199. O serviço funciona 24h, todos os dias da semana e deve ser acionado caso sejam observadas situações de anormalidade, que possam ser provocadas pela chuva.

SMS 40199

Com mais de 51 mil números cadastrados, o serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Foto defesa Civil

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Trabalhadores nascidos em março podem sacar auxílio emergencial
Em visita a JHC, Rodrigo Valadares elogia gestão do prefeito e declara: “Modelo a ser seguido”
Deputado Georgeo Passos quer apuração sobre “rachadinhas” na Fundação Renascer
2ª Assembleia Geral do Movimento Polícia Unida acontece nesta quinta-feira