Aracaju, 1 de dezembro de 2021

Sergipana tem projeto selecionado para exposição no UIA2021RIO

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por meio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Sergipe (CAU/SE), a arquiteta sergipana Vanessa dos Anjos Costa teve seu projeto selecionado para divulgação no Hotsite do CAU Brasil, inserido na vasta programação do 27° Congresso Mundial de Arquitetos (UIA2021RIO), com o tema “Todos os Mundos, um só mundo”, que segue até dia 22/07, de forma virtual.

No último dia 15/07, também como parte da participação do CAU Brasil no congresso foi aberta a exposição virtual “Arquiteturas Brasileiras”, com mais de 80 projetos e trabalhos relacionados com a temática “Arquitetura e Urbanismo, Política e Cidadania” e Sergipe não ficou de fora.

Projeto Selecionado

De Sergipe para o mundo no UIA2021RIO, o projeto da autora é o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) apresentado em 2019. Com o tema: Coração de Negro – Complexo Escolar Quilombola, trata-se de um Complexo Escolar desenvolvido para a comunidade rural quilombola de Sítio Alto, município de Simão Dias, região Centro-sul do Estado de Sergipe, nordeste do Brasil.

O projeto pretende atender crianças entre 0 a 14 anos, em período integral, auxiliar no processo de equidade social, e fortalecer as potencialidades da cultura e economias locais. Seu conceito fundamenta-se na valorização da identidade quilombola, trazendo como referência o marco territorial e ancestral da árvore Coração de Negro, situada na extremidade da comunidade.

A autora

Vanessa dos Anjos Costa tem 26 anos, é arquiteta urbanista sergipana, nasceu na cidade de Simão Dias. Graduou-se em arquitetura e urbanismo pela Universidade Tiradentes em 2019 e no curso técnico em edificações em 2012, pelo Instituto Federal de Sergipe (IFS).

Atualmente, a profissional atua no mercado de arquitetura em Sergipe e é pesquisadora sobre arquitetura afro-brasileira em quilombos em seu estado.

Vanessa dos Anjos também teve seu projeto entre os três selecionados no 4ª Prêmio de TCC de Arquitetura e Urbanismo do CAU/SE, realizado virtualmente em dezembro de 2020 e também pelo Instituto de Arquitetos do Brasil, entre os 51 projetos/planos que irão compor o 2º Guia IAB para a Agenda 2030.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeitura de Aracaju inicia vacinação acima dos 12 anos em escolas municipais nesta quarta
Na Alese, Câmara Municipal de Aracaju sediou a audiência do Fórum Itinerante do PDES
Secretaria de Saúde registra 12 novos casos de Covid-19 e nenhum óbito nesta terça-feira
Posição política do PL agora