Aracaju, 31 de julho de 2021

Soltar pipas exige cuidados para evitar acidentes elétrico

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Aracaju é a cidade que mais registrou ocorrências de pipa na rede

Soltar pipa é uma brincadeira de infância que conecta gerações. Apesar de ser um momento de recreação, pode causar acidentes envolvendo a rede elétrica e ainda comprometer o fornecimento de energia. A orientação da Energisa é que a brincadeira aconteça em locais afastados da rede elétrica como em campos abertos ou parques.

As pipas, ao se enroscarem nos fios elétricos, podem provocar curto-circuito e falta de energia. Somente em 2021, entre janeiro e junho, foram 71 ocorrências de pipa na rede, impactando o fornecimento para 67 mil clientes. No mesmo período do ano passado, foram 81 mil clientes sem energia em 83 ocorrências.

Aracaju é a cidade que registra o maior número de ocorrências, seguida da cidade de Nossa Senhora do Socorro. Os principais bairros que se destacam na capital são: Cidade Nova, Soledade, Bugio, Olaria e o bairro Santa Maria.

“Em contato com a rede elétrica, a linha da pipa pode causar choque e ainda romper cabos, colocando vidas em risco. Estamos sempre trabalhando para evitar a interrupção no fornecimento de energia. Atuamos para restabelecer o fornecimento de energia o mais rápido possível para minimizar os impactos na sociedade, ainda mais porque a nossa maior preocupação é com a segurança das pessoas”, alerta o gerente de Operações da Energisa Sergipe, Daniel Flor.

Para que não haja riscos à segurança e ao fornecimento de energia, alguns cuidados precisam ser adotados. Daniel Flor orienta que as pipas nunca devem ser empinadas próximas à rede de elétrica, pois o cerol, que apesar de proibido, bem como linhas metalizadas podem conduzir energia e aumentam ainda mais o perigo de choques.

“As pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas em postes ou na fiação, ao tentar retirá-las forçando a rede ou mesmo tentando retirá-las com outros objetos os riscos de um acidente são ainda maiores. A recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível através dos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica”, afirma Daniel.

Dicas de segurança

– Jamais solte pipa próximo à rede elétrica e em ruas e avenidas movimentas. A distração pode provocar acidentes;

– Evite utilizar materiais cortantes, como a linha chilena e o cerol, que podem provocar inclusive acidentes fatais com motociclistas e ciclistas;

– Se a pipa enroscar na rede elétrica, acione a Energisa. Apenas profissionais autorizados pela empresa, munidos de todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica;

– Se perceber raios e relâmpagos, pare de soltar pipas;

– Alerte outras pessoas sobre o risco de soltar pipas sem os devidos cuidados. A conscientização é fundamental para reduzir transtornos e acidentes.

Foto assessoria

Por Adriana Freitas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa