Aracaju, 28 de julho de 2021

A frenética busca por holofotes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Adiberto de Souza *

A classe política tem cortado um dobrado para se manter na mídia. É enorme o esforço dos assessores na busca de fatos que interessem à imprensa, garantindo a publicação de algumas linhas citando o “patrão”, de preferência com o retrato do dito cujo na página do matutino. Nesta semana, quem se deu bem foi a política-delegada Danielle Garcia. A fidalga fez o maior barulho com a sua migração, de mala e cuia, do nanico Cidadania para o minúsculo Podemos. Na falta de assunto mais palpitante, a imprensa sergipana abriu generosos espaços para a tomada do partido pela delegada. Destacou, inclusive, o choro do deputado estadual Zezinho Sobral. Os coleguinhas ressaltaram o fato de um camarada experiente, como é o parlamentar, ter perdido o comando da legenda para uma quase neófita na política, sem mandato eletivo e derrotada na primeira eleição em que participou. Esta busca frenética por holofotes faz parte desse período de quase calmaria política, provocada, em parte, pelo tempo que nos separa das eleições e 2022. Portanto, o disse-me-disse dos políticos não passa de uma flor do recesso, que vem a ser o estardalhaço dado à informação sem muita relevância. Home vôte!

Pais e mãe das crianças

Alguns políticos se apressaram em alardear serem os responsáveis pela instalação de duas futuras agências da Caixa Econômica Federal em Aquidabã e Itabaiana. Desde que a direção do bancão deu a boa nova, que a imprensa recebe releases anunciando os pais e a mãe das crianças. Até agora, já divulgaram serem os responsáveis pela instalação das futuras agência, a senadora Maria do Carmo Alves (DEM) e os deputados federais Laércio Oliveira (PP) e Fábio Henrique (PDT). Bem que a Caixa poderia acrescentar mais uma filial em Sergipe, para que cada um dos três políticos tivesse uma agência para chamar de sua. Misericórdia!

Lei desrespeitada

Alguém já disse que lei é como vacina, umas pegam, outras não. Uma dessas leis desrespeitadas em Sergipe é a que obriga as casas comerciais especializadas em refeições rápidas a afixarem tabela em local visível informando os índices nutricionais e calóricos dos sanduíches. De autoria do ex-deputado estadual Gilson Andrade (PSD) – atual prefeito de Estância – A Lei é letra morta em quase todos os restaurantes e lanchonetes de Sergipe. Cruz, credo!

Triste desigualdade

O percentual de crianças negras de 7 a 14 anos que estão mais de dois anos atrasadas na escola é o dobro do registrado entre as brancas. Enquanto 16,7% dos alunos negros estão nessa situação, entre os brancos o índice é apenas 8%. Os dados do Instituto de Estudos do Trabalho e Sociedade reforçam a tese de que as desigualdades entre negros e brancos se repetem no ambiente escolar. Coisas do Brasil tão desigual. Desconjuro!

Na mira da Justiça

O pleno do Tribunal de Justiça de Sergipe abriu investigação preliminar para avaliar a conduta do juiz de direito Aldo Melo. Será apurado até que ponto as postagens feitas pelo magistrado sobre aglomeração de pessoas afrontaram a lei. Em março de 2020, quando os hospitais estavam lotados de vítimas da Covid-19, Aldo Melo postou nas redes sociais uma foto dele, ao lado de outras pessoas, com as seguintes legendas: “Hoje é dia de aglomerar” e “Aglomera Brasil”. A decisão do TJ pode resultar num processo administrativo disciplinar. O juiz disse ter ficado surpreso, mas entende a autonomia do Tribunal de Justiça. Ah, bom!

Quer outra CPI

A depender do senador Alessandro Vieira (Cidadania), será aberta uma nova CPI para investigar o suposto “confisco de salários de assessores pelo ex-deputado federal Jair Bolsonaro, no período de 1991 a 2018”. Já foi iniciada a coleta das assinaturas, sendo necessário o apoio de pelo menos 27 senadores para instalar a CPI. Segundo o cidadanista, “apropriar-se indevidamente de parte dos salários de seus subordinados configura, em tese, crime de peculato, concussão ou corrupção passiva, podendo, inclusive, configurar-se organização criminosa”. Crendeuspai!

Malas prontas

O deputado estadual Garibalde Mendonça aguarda apenas a próxima janela partidária para trocar o MDB por outro partido. A primeira preferência dele é pelo DEM, mas tudo vai depender das mudanças que o Congresso fará na legislação eleitoral. Ontem, Garibalde discutiu sobre a sua saída do MDB com José Carlos Machado, que vem a ser presidente do DEM em Sergipe. Aliás, o filho do deputado, vereador Breno Garibalde, preside o diretório demista de Aracaju desde 2019. Aff Maria!

Troca de comando

O capitão de fragata Luciano Maciel Rodrigues é o novo capitão dos Portos de Sergipe. Ele substituiu o também capitão Guilherme Conti Padão. Ontem, os dois militares fizeram uma visita ao governador Belivaldo Chagas (PSD), que desejou sucesso ao novo manda chuva da Capitania. “Tenho certeza que o capitão Luciano Maciel Rodrigues vai manter o bom trabalho nesta instituição tão importante para o país, que é a Marinha do Brasil.” afirmou Chagas. Então, tá!

Abaixo o preconceito

As mulheres negras são o principal alvo de comentários depreciativos nas redes sociais. Estudo feito pelo pesquisador e PHD em Sociologia Luiz Valério Trindade, mostra que entre os que disseminam intolerância racial, 65% são homens na faixa de 20 e 25 anos. Já 81% das vítimas de discurso depreciativo são mulheres negras entre 20 e 35 anos. As principais agredidas na internet são médicas, jornalistas, advogadas e engenheiras negras. Só Jesus na causa!

Futuro incerto

Tem gente apostando uma mariola de goiaba como os vereadores de Aracaju, Fábio Meireles e Sávio Neto de Vardo da Lotérica – ambos do PSC – serão cassados até o final deste ano. Segundo a línguas ferinas, a existência de candidaturas irregulares no partido está pra lá de provada no processo, devendo resultar na cassação de toda a chapa de vereadores do PSC. Em isso ocorrendo, os mandatos de Fábio e de Sávio estarão automaticamente cassados. Em sendo correto este entendimento, os suplentes Elber Batalha Filho (PSB) e Camilo Feitosa (PT) já podem encomendar os ternos de posse. Arre égua!

Frutas e legumes

De um bebinho, numa bodega de esquina na feira de Carira: De tanto mexer com laranjas, o PSC de Aracaju está descascando abacaxi. Que quiabos!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Correio de Aracaju, em 21 de janeiro de 1910.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Prefeitura de Salgado anuncia parceria com Grupo Madero
Sergas doa à comunidade do Conjunto Augusto Franco dois abrigos para ponto de ônibus
Segunda dose da CoronaVac está disponível na Sementeira e auditório Antônio Vieira Neto
Membros, servidores e terceirizados vacinados contra gripe no MPSE