Aracaju, 28 de julho de 2021

Deputado diz que vai lutar por Hospital Veterinário Público

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na noite da última quarta-feira, 21 o deputado estadual, Rodrigo Valadares, publicou um vídeo em suas redes sociais onde volta a falar sobre o hospital público veterinário em Sergipe.

A proposta do parlamentar surgiu ainda em 2020, quando se candidatou a prefeito de Aracaju. O hospital seria o primeiro do Estado e ficaria localizado na capital sergipana.

“Hospital veterinário público em Sergipe,  o que é que você acha de iniciarmos essa luta junto ao governo do estado para termos o primeiro hospital público no Estado a cuidar dos animais?”, questionou o deputado.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2019) há, pelo menos, um cão em 34,7% dos domicílios de Sergipe, o equivalente a 275 mil residências; enquanto 24,4% dos domicílios têm, no mínimo, um gato. Todavia, apenas 62,8% dos tutores dos animais declararam ter vacinado seus bichos nos últimos 12 meses, uma média que coloca Sergipe na penúltima colocação do ranking regional, na frente apenas do Maranhão.

Com a pandemia, estima-se que esse número tenha aumentado ainda mais e a situação vem se agravando a cada dia. Além disso, muitos tutores não tem condições financeiras de proporcionar um acompanhamento veterinário mais adequado a saúde de seus animais.

Nesse sentido, com a iniciativa destacada pelo deputado, Sergipe passaria a ser exemplo em outros Estados do Brasil e reduziria a deficiência dos cuidados com os animais. “Lutaremos para que essa proposta, que estava no plano de governo de nossa candidatura à prefeitura de Aracaju, se torne uma política do Governo do Estado e os animais passem a ter melhores cuidados”, finalizou.

Por Luísa Passos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

SSP abre seleção para estagiários de Publicidade e Propaganda e Jornalismo
Seduc convoca professores substitutos para atuarem no retorno presencial
Policiais rodoviários federais apreendem 30 quilos de haxixe na BR-101, no município de Umbaúba
Prefeitura de Salgado anuncia parceria com Grupo Madero