Aracaju, 31 de julho de 2021

Manutenção preventiva contribui para qualidade da energia em Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Saiba como consultar as ações de desligamento programado

A Energisa Sergipe realiza investimentos em ações programadas de manutenção na rede elétrica como forma de sempre garantir o fornecimento de energia de qualidade. Somente em 2021, mais de 43 mil manutenções foram realizadas na rede elétrica do estado. A manutenção preventiva contribui para a melhoria do serviço fornecido ao sergipano e reduz a incidência de ocorrências de falta energia.

“Assim como qualquer equipamento, os componentes da rede elétrica têm uma vida útil. Substituí-los por novos e mais modernos, antes de apresentarem problemas, é fundamental para manter o sistema em operação de forma confiável e segura. Para realizar a manutenção na rede elétrica, a equipe técnica especializada utiliza ferramentas e métodos de trabalho avançados que possibilitam realizar a manutenção com a rede energizada, sem a necessidade de desligar. Para isso, as equipes, chamadas de “equipes de linha viva”, recebem diversos treinamentos e utilizam equipamentos de proteção individual (EPIs) específicos para esse tipo de trabalho, com atenção total na segurança”, explica o gerente de Construção, Manutenção e Distribuição – DCMD da Energisa, Thyago Tanouss.

A Energisa vem investindo em novas tecnologias, a exemplo do Mega Jumper, que é um dispositivo que permite o isolamento do trecho a ser realizado a melhoria da rede elétrica. Quando não é possível utilizar essas técnicas, é necessário realizar o desligamento da rede de forma programada. Para isso, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência sobre o desligamento programado por meio do site da Energisa, avisos em rádios, carros de som e, em alguns casos, cartas e envio de SMS. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada.

Caso o cliente queira conferir se sua região está passando por esse processo de melhoria, basta acessar o site www.energisa.com.br e clicar no banner “desligamento programado” e preencher as informações com seu endereço ou pelo aplicativo Energisa On. “Nos avisos de desligamento programado, são informadas as regiões que receberão a melhoria, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica é adotado para garantir a segurança dos profissionais da empresa e, também, da população”, pontua Thyago.

Além do desligamento programado, que é uma melhoria na rede elétrica, o sistema pode ser interrompido por um desligamento emergencial, muitas vezes causado por ações climáticas ou mesmo acidentes de trânsito. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. “Nessas situações, tentamos realizar o reparo no menor tempo possível, porém, adotando todas as medidas de segurança para preservar tantos os profissionais quantos os clientes. Para isso, usamos tecnologias e equipamentos que ajudam a reduzir o tempo do serviço”, diz Thyago.

Por Adriana Freitas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Belivaldo assina Ordem de Serviço da  etapa 2ª do Canal Remanso
Quinto dia de greve conta com caminhada e apitaço em Maruim
Belivaldo elogia trabalho de André e diz que Edvaldo foi feliz na parceria 
Motoristas de carro fumacê são capacitados pela Funesa