Aracaju, 28 de março de 2024

Defesa Civil de Aracaju emite alerta de chuvas de até 50 mm nas próximas 24 horas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
CH_UVA

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Defesa Civil, órgão que integra a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), emitiu alerta na manhã desta segunda-feira, 26, para a possibilidade de chuvas nas próximas 24h, com volume previsto de até 50 milímetros (mm).

De acordo com a Defesa Civil, com base em dados do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), entre 0h e 9h de hoje, choveu o equivalente a 20 mm.

O volume, segundo a Defesa Civil, não chegou a causar transtornos à população, em virtude do bom funcionamento do sistema pluviométrico da capital sergipana, que tem reagido bem à carga d’água, em virtude de ações preventivas executadas pela Prefeitura em toda a cidade.

Até o momento, a Defesa Civil não registrou ocorrências. “Nenhum registro pelo 199. De modo geral, está tudo tranquilo. Nas últimas horas, a concentração maior de chuvas ocorreu na zona Norte, principalmente no bairro Porto D’Anta, volume que a capital consegue absorver rapidamente. Nas próximas 24h, a previsão é que caiam 50 milímetros”, destacou o coordenador da Defesa Civil municipal, major Silvio Prado.

Ainda conforme o coordenador, diante da possibilidade da precipitação, a Prefeitura está com equipes em alerta, monitorando os possíveis pontos de alagamentos da cidade.

Para manter a população informada sobre o fenômeno meteorológico, a Defesa Civil encaminhou, via SMS, aviso para mais 50 mil números cadastrados, com o objetivo de alertar as pessoas que residem em áreas de risco.

Atuação conjunta

Além da vigilância da Defesa Civil, equipes das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), assim como a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres.

Contatos

A população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, caso seja registrada alguma ocorrência que demande maior atenção das equipes, além de enviar mensagem para o 40199 e receber alertas sobre mau tempo no celular.

Por Tirzah Braga

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também