Aracaju, 22 de setembro de 2021

Coopanest-SE faz doação de monitor à Maternidade N. Sra. De Lourdes para cirurgias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Cooperativa dos Anestesiologistas de Sergipe (Coopanest-SE) fez a doação de um Monitor Multiparâmetros para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL). O equipamento é utilizado para cirurgias em recém-nascidos, trazendo mais segurança e qualidade na anestesia. A entrega foi realizada na quinta-feira,22, pelo presidente da Coopanest, Roberto Santos Menezes, e pela anestesista Marília Barbosa Lenik, que foram recepcionados pela superintendente da maternidade, Lourivânia Prado, e a gerente do Centro Cirúrgico, Amanda Nabuco.

De acordo com o presidente da Coopanest-SE, Roberto Menezes, o objetivo da cooperativa foi levar aos anestesistas uma atuação segura com relação aos procedimentos anestésicos em recém-nascidos (RN). “Nos preocupamos em adquirir implementos específicos para atuação de anestesia pediátrica em recém-nascidos. Fizemos a aquisição e estamos colocando os aparelhos à disposição da maternidade para uso dos colegas anestesiologistas, para que façam com toda segurança os procedimentos em recém-nascidos”, explicou Roberto, que é anestesista da MNSL e percebeu a necessidade do monitor multiparâmetros, para atender os RN.

Para a anestesista Marília Barbosa Lenik, esse equipamento que foi doado pela Coopanest-SE é muito importante para a MNSL. “A maternidade é referência de alto risco no Estado. Tem uma UTI Neonatal muito grande, com muitos leitos e uma grande demanda de cirurgias neonatais, seja por alguma malformação que precisa ser corrigida logo após o nascimento, como por complicações prematuras. A anestesia neonatal é uma especialidade dentro da anestesia, tem muitas particularidades e requer muito cuidado, muita delicadeza. E quando a gente está com um equipamento de monitorização específico, consegue mais segurança no procedimento. Com essa doação será oferecido um trabalho com mais qualidade e segurança para as crianças do nosso Estado”, pontou.

De acordo com a enfermeira Amanda Nabuco, o equipamento vai ser usado exclusivamente nas cirurgias dos recém-nascidos, já que integram grupos muito especiais, e seus sinais vitais são muito diferentes dos adultos. “Monitores adultos tradicionais para a unidade de cuidados neonatais muitas vezes são imprecisos quando usados em pacientes neonatos”, ressaltou a enfermeira.

Amanda Nabuco acrescentou que doação foi muito importante, uma vez que o equipamento existente na unidade era para adulto e precisava ser sempre formatado para o uso em RN. “Vamos ter uma praticidade maior na assistência e uma assistência qualificada aos recém-nascidos, já que é algo destinado para eles, não é algo modificado’’, reforçou a enfermeira.

A administração da MNSL agradeceu pela doação, em especial o pessoal do centro cirúrgico, local onde o monitor vai ficar instalado. “Agradecemos a Coopanest, em nome do médico Roberto Santos, e que venham outras doações”, reforçou Lourivânia Prado.

Ascom/Coopanest-SE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Porto de SE exportará 100 mil toneladas em minérios até 2023
Tribunal de Contas de Sergipe aprova legalidade em concurso da Alese
Vitória das Mulheres! Linda Brasil aprova seu primeiro PL e machismo será discutido nas escolas
CONIVALES celebra quatro anos de fundação levando serviços de saúde a 43 municípios sergipanos