Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Deputado apela por reajuste do valor do piso salarial dos professores de Itabaianinha

Na retomada dos trabalhos legislativos do segundo semestre na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), nesta terça-feira, 3, o deputado Iran Barbosa, do PT, iniciou o seu discurso em defesa da educação e dos educadores de Sergipe, compromisso histórico pessoal e parlamentar, reforçando, desta vez, a luta do magistério do município de Itabaianinha.

Iran Barbosa defendeu o reajuste do valor do Piso Salarial Profissional para a categoria daquela cidade.

De acordo com Iran, os educadores e as educadoras do povo de Itabaianinha vêm sendo prejudicados, reiteradamente, com a ausência do reajuste do valor do Piso Salarial e a consequente repercussão nos níveis e classes da sua carreira.

“Quero aqui externar minha solidariedade aos meus colegas professores de Itabaianinha, que desde 2015 não tiveram reajuste no seu Piso Salarial. Trata-se de uma questão não só de respeito à lei, mas de humanidade e de respeito às conquistas de uma categoria”, manifestou Iran.

“Há uma Lei Nacional que prevê o reajuste do Piso Salarial Profissional do Magistério, mas muitos gestores públicos não cumprem a determinação da Lei. É preciso que o governador e os prefeitos que ainda não cumpriram a lei procedam a atualização do valor do Piso”, cobrou.

Iran Barbosa pontuou a situação em Itabaianinha ainda se agrava, pois há um débito que a Administração Municipal não honrou referente ao reajuste do valor do Piso Salarial de 2012, no montante de 6,22%.

“Apelo à Administração Municipal de Itabaianinha para que resolva essa situação e garanta o direito dos educadores e das educadoras, evitando um acúmulo ainda maior do passivo trabalhista, que já foi contraído pela Administração frente à categoria, que vem sofrendo com a ausência dessa medida legal”, apelou Iran Barbosa.

Por Valesca Montalvão

Leia também