Aracaju, 21 de setembro de 2021

Projeto desenvolvido pela Biblioteca Epiphanio Dória é único selecionado no Nordeste

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A biblioteca participou entre 85 propostas enviadas de todo o Brasil

Tendo como foco a inclusão digital, educação, ética e meio ambiente, o projeto Reciclatec, desenvolvido pela Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) sob responsabilidade da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), foi o único da região Nordeste a ser selecionado para integrar a programação do 12º Seminário Internacional Biblioteca Viva, que será realizado no período de 2 a 6 de agosto e terá como tema: “Bibliotecas para todos nós, para hoje e para o futuro”. O evento, que elegeu para serem apresentados os projetos mais inovadores desenvolvidos em Bibliotecas Públicas e Comunitárias do Brasil, este ano será virtual em função do enfrentamento da pandemia da covid-19 e contará com transmissão ao vivo no canal do SisEB no YouTube.

O seminário, considerado um dos maiores eventos do tema na América Latina, é parte integrante de um conjunto de ações do SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo), coordenadas pela Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura, gerenciadas e executadas pela SP Leituras, e reúne profissionais e especialista do setor de todo o mundo. Tem apoio institucional da FEBAB, FESPSP, Instituto Cultural Etc., Rede Beija-flor de Pequenas Bibliotecas Vivas de Santo André e Rede Leitura e Escrita de Qualidade para Todos. A iniciativa conta ainda com a parceria do Goethe-Institut São Paulo.

A diretora da Biblioteca Pública Epiphanio Dória, Juciene Maria, conta que ao todo foram 85 propostas enviadas de todo o Brasil para compor a programação do evento. O Reciclatec foi selecionado para um dos seis painéis do seminário, que atrai participantes do Brasil e do exterior. “Muito gratificada, é assim que me sinto; e extremamente feliz com a seleção do trabalho da biblioteca e a importância de participar, sendo a única do Nordeste. Mesmo com o isolamento, a Bped nunca parou: buscamos ferramentas e mecanismos que contemplassem nossos usuários, e as atividades foram um sucesso.  A seleção do Reciclatec é o resultado de um trabalho conjunto da equipe da Biblioteca que, com empenho e dedicação, vem desenvolvendo ações na democratização do saber, integração social e exercício da cidadania”, conta a gestora.

O Reciclatec foi responsável pela produção de máscaras de proteção facial, face shields, que foram destinadas pelo Ministério Público do Estado de Sergipe (MPSE) e o Ministério Público do Trabalho em Sergipe (MPT/SE) para os trabalhadores das Cooperativas dos Agentes Autônomos de Reciclagem de Aracaju (Care) e de Reciclagem do Bairro Santa Maria (Coores). O equipamento de proteção individual tem ajudado na prevenção do contágio pelo novo coronavírus durante o trabalho dos cooperados.

A participação da Biblioteca Epiphanio Dória está programada para a próxima quinta-feira, 5 de agosto, às 16h05, na “Sessão de Painéis”, que é um dos momentos altos do evento e reúne experiências que permanecem firmes e atentas com o compromisso de fortalecer e aprimorar a qualidade dos programas e dos serviços prestados às comunidades. A atividade é aberta ao público e será transmitida pelo canal do YouTube do SISEB.

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Dia Estadual de Luta da PCD: Rodrigo Valadares fala sobre conscientização e inclusão social
Janier defende aumento do teto para isenção de impostos em carros PCD
21 de setembro dia do Radialista, comemora o Sterts
Comércio já se prepara para os “empregos temporários” no fim de ano