Aracaju, 26 de setembro de 2021

Barra capacita professores em técnicas de ensino remoto

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Transmitir os conteúdos de cada disciplina requer mais que conhecimento dos professores, exige uma adaptação à nova realidade que surgiu nesses tempos de pandemia. O ensino que antes era presencial passou a ser remoto, e fez com que os educadores tivessem que trabalhar mais com a tecnologia. E isso não é algo tão simples. Por isso, a Prefeitura de Barra dos Coqueiros, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, entre 28 de julho a 3 de agosto, o Curso de Formação para capacitar  professores em técnicas de ensino remoto em formato podcast.

Essa ação teve como público alvo os 126 educadores da rede municipal de ensino. O evento aconteceu no ginásio da Escola Municipal de Ensino Fundamental – EMEF – João Cruz – e teve como facilitador José Dantas Pereira Neto. Para  o secretário de Educação, José Marques, essa atividade mostrou novas formas de conhecimento e didáticas aos professores para a realização de aulas remotas por áudio. “Capacitar os profissionais da educação é um dos compromissos dessa gestão”, pontua o secretário de Educação, José Marques.

Essa capacitação agradou os profissionais da educação.A professora de português, Mônica Costa, afirma que amou o curso. “Eu aprendi uma nova técnica, mais uma ferramenta para inovar a aula. Usarei para potencializar a qualidade do ensino. Nossos professores precisavam desse incentivo”, afirmou a professora Mônica. Assim como ela, quem também aproveitou o curso foi a pedagoga Jucileide de Oliveira Rosa. “Minha análise é muito positiva. Essa capacitação foi proveitosa porque estamos experimentando o novo e o novo é difícil. Mas tivemos um orientador (José Dantas) muito preparado que transmitiu de forma prática e simples o conteúdo. A Prefeitura está de parabéns por promover atividades como essa”, avaliou a pedagoga.

Depois desses cinco dias de atividades os professores vão atuar de forma diferente disse o facilitador José Dantas Pereira Neto. “Primeiro eu quero agradecer a Prefeitura por ter disponibilizado essa capacitação para esses professores. Essa pandemia acabou chegando e desconstruindo muitas ideias que tínhamos de pensar educação. E programas como esse permite pensar o planejamento, a didática e o plano de aula de forma totalmente diferente. É um ensino remoto e precisamos trabalhar o lúdico com essa criança. Ela precisa imaginar, precisa pensar. Eu acredito que saimos com um resultado muito positivo com os professores. Conseguimos dialogar e pensar a educação juntos, afinal a educação deve ser pensada de forma coletiva e não individual’, enfatizou o facilitador José Dantas Pereira Neto.

ATIVIDADES

Os educadores tiveram como conteúdo programático: a história do teatro como meio educacional, o papel da voz do professor; técnicas vocais e tipos de vozes; narrativas lúdicas para a criação de aulas remotas, como iniciar um plano de aula remota;  técnicas de construção para roteiro de aula no formato de contação de histórias; como trabalhar a ludicidade para uma aula remota mais atrativa; ferramentas para aulas no formato de podcast e técnicas de gravação de aulas no formato de áudio.

Secom Barra/ Andréa Oliveira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe recebeu neste sábado 10.250 doses de vacina contra covid-19, da AstraZeneca
Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF