Aracaju, 22 de setembro de 2021

PMA mantém equipes em atenção para chuvas e ventos fortes

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju mantém suas equipes em alerta para a probabilidade de chuvas e ventos fortes que devem ocorrer a partir da madrugada desta sexta-feira, dia 6. Os avisos de mau tempo foram emitidos pela Marinha do Brasil e pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na manhã desta quinta-feira, 5.

Para deixar a população informada sobre a previsão dos órgãos de meteorologia, a Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), através da Defesa Civil, encaminhou mensagem por meio do Serviço de Alerta por SMS – 40199, para os mais de 51 mil números de celulares cadastrados.

O secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida, reforça que a população deve acionar o órgão, por meio do número emergencial 199, caso sejam observadas situações de possíveis riscos.

“Nossas equipes atuam de maneira integrada para prestar um rápido atendimento à população. Além do monitoramento constantes, principalmente nas áreas de risco, disponibilizamos o canal de atendimento, que funciona 24h”, salienta.

O alerta estará em vigor por 24h, a partir da sua emissão, e poderá ser prorrogado caso hajam novos avisos dos centros de meteorologia. A população deve redobrar o estado de atenção, para acionar os órgãos competentes diante de situações adversas, colaborando, dessa forma, com a prevenção de acidentes.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, diante da incidência de ventos acima da normalidade, é importante manter a atenção a possíveis inclinações de árvores e postes, movimentação de telhas e coberturas, assim como aos painéis de publicidade.

“Com chuvas e ventos fortes, é importante evitar estacionar ou se abrigar próximo de árvores e painéis de publicidade. Também é importante ficar em alerta para a movimentação de coberturas de garagem e de edificações, principalmente, quando essas coberturas são de materiais leves, como as telhas de fibrocimento”, orienta.

O trabalho integrado dos órgãos da Prefeitura de Aracaju ocorre de maneira coordenada, a partir do Comitê de Gerenciamento de Crise, de forma a garantir uma rápida atuação para a prevenção de riscos e, também, em resposta aos possíveis impactos que os fenômenos possam causar.

SMS 40199

O serviço de alerta por SMS 40199 possibilita que a população receba, de maneira antecipada, as informações sobre indicativo de chuvas, maré, ventos fortes e outros fenômenos que possam ocorrer.

Para realizar o cadastro, é preciso enviar uma mensagem via SMS para o número 40199 e colocar no campo da mensagem o CEP do local sobre o qual deseja receber informações. O serviço é gratuito e permite que uma mesma pessoa cadastre mais de um CEP.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Câmara Municipal de Aracaju aprova 17 proposituras nesta quarta-feira
Senar Sergipe abre inscrições para o curso de frangos e galinhas
Região Nordeste registra etanol mais caro do País nos primeiros dias do mês, aponta Ticket Log
Em nota, SSP diz que o delegado Marcelo Hercos permanece em estado grave, intubado e sedado