Aracaju, 17 de setembro de 2021

Governo nega bota fora do PT

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Adiberto de Souza *

O governo de Sergipe garante não passar de “pura especulação” as últimas informações sobre as exonerações em massa de petistas, embora ressalte que “não descarta mudanças” na administração estadual. O que se percebe é que parte dos governistas deseja ver o PT pelas costas o quanto antes. Essa vontade também é dos aliados do ex-deputado federal André Moura (PSC), que acaba de trocar a desarticulada oposição pelo colo quente do governo. Neste caso, a ojeriza ao PT é justificável, pois foi justamente o petista Rogério Carvalho quem tirou de André a vitória quase certa para o Senado, em 2018. Pelo andar da carruagem, o governador Belivaldo Chagas (PSD) pode até exonerar um ou outro filiado do PT, porém não romperá politicamente com os vermelhinhos antes de o Congresso aprovar as mudanças na legislação eleitoral. Aguardemos, portanto!

Espionagem negada

O coronel de pijama Roberval Corrêa Leão nega de pés juntos que tenha espionado o passado do senador Rogério Carvalho (PT). O petista denunciou que o dito cujo andou bisbilhotando a sua vida particular a mando do ministro da Defesa, general Braga Netto. Chama a atenção o fato de o coronel, que mora em Aracaju, ser contemporâneo do general Braga Netto na Academia Militar das Agulhas Negras. Roberval Leão é da arma de Cavalaria, a mesma do ministro da Defesa, do vice-presidente Hamilton Mourão, e do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência, Augusto Heleno. Ah, bom!

Pedetista paquerado

(Clique na foto para ampliar)

O pedetista Mendonça Prado acaba de ser convidado para trocar de partido e, de quebra, compor uma chapa majoritária. A ficha de filiação lhe foi oferecida pelo Democracia Cristã, partido do eterno candidato a presidente da República, José Maria Eymael. O convite foi feito pelo presidente do DC em Sergipe, Airton Costa e a esposa Giovanna Rocha. Mendoncinha disse que “em breve darei a resposta”. Então, tá!

Pode ser federal

Do ex-presidente da OAB, Henri Clay Andrade, sobre a sua participação nas eleições 2022: “Estou filiado ao Psol. Em setembro haverá congresso do partido, oportunidade na qual vamos discutir a estratégia política e a tática eleitoral. A depender da definição, posso vim a ser candidato a deputado federal. Mas isso precede um debate coletivo e da definição partidária. Entrei no partido como militante, e com disposição de construir e contribuir para a melhor estratégia para o fortalecimento do Psol”. Esta informação é do blog Primeira Mão.

Santa quase sergipana

Os católicos de Sergipe preparam-se para festejar, na próxima sexta-feira 13, o dia de Santa Dulce dos Pobres, canonizada pelo Papa Francisco, em 2019. Um dos dois milagres atribuídos à santa Dulce aconteceu em Sergipe. Foi um caso de pós-parto de uma moradora da cidade de Malhador. A paciente apresentava um quadro de forte hemorragia. Em menos de um dia, ela passou por três cirurgias sem que o sangramento cessasse. Para surpresa da equipe médica, após a mulher fazer uma prece pedindo socorro à Irmã Dulce, a hemorragia parou de repente. Ó Céus!

E os furas filas?

Alguém sabe a quantas anda a investigação em torno dos prefeitos que, de forma egoísta, furaram a fila da vacina contra a convid-19? Em Sergipe, integram a triste relação dos que colocaram os braços na seringa antes de quem tinha direito, os prefeitos de Itabi, Júnior de Amynthas (DEM), e de Moita Bonita, Vagner Costa (PSB), além da primeira dama de Salgado, Aldeane Franca. Home vôte!

Sinuca de bico

Vice-líder do governo Bolsonaro na Câmara, o deputado federal Gustinho Ribeiro (SD) está entre a cruz e a espada. Para agradar ao inquilino do Palácio do Planalto, o fidalgo terá que votar favorável à PEC do voto impresso, só que o partido dele já fechou questão contra a proposta. Pelo visto, para ficar bem com o presidente sem contrariar o Solidariedade só resta a Gustinho se ausentar da sessão, tal qual fez na votação do projeto de lei que abriu o caminho para a privatização dos Correios. Misericórdia!

Governo, mas nem tanto

Veja o que publicou no Jornal da Cidade a coleguinha Thaís Bezerra: “Antes um aliado do Palácio do Planalto, o deputado federal Bosco Costa (PL) começou a votar contra o governo Bolsonaro. O político sergipano foi um dos 173 deputados federais que disseram não ao projeto privatizando os Correios. Bosco Costa cismou com o governo desde que o Ministério da Casa Civil brecou a nomeação de um protegido dele para a Secretaria do Patrimônio da União (SPU), em Sergipe. Para provar sua insatisfação, o deputado até já enviou um áudio para o governo ameaçando virar oposição de vez”. Danôsse!

Batendo pernas

Luiz Mitidieri e André Moura numa pose para a foto em Umbaúba

Desde que formaram uma dobradinha política, Fábio Mitidieri (PSD) e André Moura (PSC) têm se encontrado com lideranças políticas. A dupla busca conquistar um maior número de apoio para as suas pré-candidaturas ao governo e ao Senado. Entre os governistas, o nome de André é quase uma unanimidade, contudo há resistência à uma possível candidatura de Mitidieri ao governo estadual. Pelo visto, os dois vão gastar muita saliva e sola de sapatos até que o governador Belivaldo Chagas defina qual chapa majoritária apoiará em 2022. Marminino!

Fora de rota

Sergipe foi até agora o estado do Nordeste menos visitado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Ele só botou os pés por aqui uma vez em 2020 e outra este ano, ao contrário da Bahia, onde esteve duas vezes no ano passado e cinco agora em 2021. De olho nas eleições de 2022, o presidente tem intensificado as viagens ao Nordeste. Do ano passado para cá, Bolsonaro aumentou em 26,6% seus compromissos na região. Governados pelo PT, a Bahia e o Ceará foram os estados mais visitados pelo presidente. Crendeuspai!

Aula magna

O ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres Britto, ministrará palestra durante a aula magna do curso de Direito da Universidade Tiradentes. O evento oficializa o início do semestre letivo daquela instituição de ensino. A palestra de Ayres Britto está agendada para às 17h desta segunda-feira, e será transmitida ao vivo no Youtube da Unit. Prestigie!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 20 de outubro de 1918.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Ribeirópolis alcança marca histórica de 300 dias sem registro de homicídios
“Orientação e perfil são garantias de sucesso no mercado”, diz consultor
Socorro realizará drive-thru da Semana Nacional de Trânsito
Estado de Sergipe registra crescimento de 17,6% no setor de serviços