Aracaju, 17 de setembro de 2021

Movimento ‘Urban Sketchers’ é destaque no Shopping Jardins

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Obras do artista Agripino Neto, em exibição no centro de compras, expressam a beleza da paisagem urbana aracajuana

Quem passeia pela Praça de Eventos Orquídeas do Shopping Jardins, na zona Sul de Aracaju (SE), tem a oportunidade de apreciar um belo painel com 10 ilustrações feitas pelo artista Agripino Neto, em papeis Marker, reciclado e com fibra de bambu e algodão. As obras retratam edifícios, monumentos e pontos turísticos que integram a paisagem urbana de Aracaju.

Utilizando as técnicas de naquim e naquim com marcadores, o artista resgata a preciosidade dos antigos croquis que exercem grande fascínio sobre os apreciadores da Arquitetura e do Urbanismo. “Os desenhos da cidade de Aracaju se reconhecem, aqui, pelos seus monumentos, paisagens e prédios representativos, identificados em significado através dos traços de quem desenha e compartilhados na memória dos que os veem”, relata Agripino Neto.

Através de sua arte, o também arquiteto e professor universitário insere Sergipe no movimento mundial ‘Urban Sketchers’, criado em 2007 por Gabriel Campanario, jornalista espanhol, radicado nos Estados Unidos. Trata-se de uma comunidade global que reúne artistas dedicados ao chamado ‘desenho de locação’, arte feita através da observação direta, seja ao ar livre ou em ambientes interno, das cidades, vilas e aldeias em que vivem ou viajam e compartilhada pela internet e mídias sociais.

Os desenhos são fiéis às cenas retratadas, são registros do tempo e do lugar e contam histórias do dia a dia dos lugares. Os artistas utilizam técnicas variadas e o movimento valoriza o estilo individual de cada um.

‘Urban Stketchers’ busca incrementar os valores documental, educacional e artístico do desenho de locação, promovendo sua prática e conectando pessoas que se dedicam a esta arte ao redor do mundo. “Desenhar pontos de uma cidade é explorar seus cantos, sua personalidade, deixar fluir a técnica e captar a atmosfera do lugar’, pontua Agripino Neto.

‘Retraços de Aracaju’

O quê? Painel com 10 obras do urban stketcher Agripino Neto, que retratam as belezas arquitetônicas e paisagísticas da cidade.

Onde? Praça de Eventos Orquídea do Shopping Jardins – Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 215, bairro Jardins, Aracaju | SE.

Quanto? Acesso gratuito.

Foto: Divulgação

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Ribeirópolis alcança marca histórica de 300 dias sem registro de homicídios
“Orientação e perfil são garantias de sucesso no mercado”, diz consultor
Socorro realizará drive-thru da Semana Nacional de Trânsito
Estado de Sergipe registra crescimento de 17,6% no setor de serviços