Aracaju, 23 de setembro de 2021

Prefeitura de Aracaju vacinou 5.365 aracajuanos contra covid-19 nesta terça-feira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Prefeitura de Aracaju segue avançando com o cronograma de imunização dos aracajuanos contra a covid-19. Nesta terça-feira, 10, a campanha de vacinação contemplou pessoas de 24 anos, as quais poderão receber a primeira dose até esta quarta-feira, 11. Os demais públicos estabelecidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) anteriormente seguem tomando tanto a primeira quanto a segunda dose.

Ao longo do dia, das 8h às 17h, Aracaju imunizou 5.365 pessoas. Com mais esse quantitativo diário, a capital sergipana chegou à marca de 371.155 pessoas vacinadas até o momento, o que representa 55,82% da população com a primeira dose.
Uma dessas pessoas que recebeu a primeira dose é a estudante Isabela Santos, de 24 anos. Ela se dirigiu esta manhã ao posto montado no Shopping RioMar, no bairro Coroa do Meio, e disse, de forma categórica, que o seu sentimento era de gratidão.
“Estou sentindo muita gratidão neste momento. Viva o SUS (Sistema Único de Saúde). É importantíssimo tomar tanto a primeira quanto a segunda dose. Vou continuar com todos os protocolos. Mesmo com a vacina, a gente tem que continuar usando máscara”, destacou Isabela.
O estudante Renato Vinícius Gomes Santos, 24, também esteve no RioMar. “Vim tomar a minha primeira dose, depois de tanto tempo esperando. Estou bem mais tranquilo e é importante que todos tomem essa vacina. Mas independentemente disso, continuarei com o distanciamento social e todos os protocolos”, afirmou.
Ainda no RioMar, Danilo Samuel de Oliveira Tavares, 24, enfatizou a relevância da vacina contra a Sars-CoV-2. “A vacina é muito importante, não precisa nem comentar muito, é a coisa mais importante nesse momento. Estou muito feliz! É só isso que consigo dizer agora”, sintetizou.
No posto montado na Universidade Tiradentes, Ingrid Santos de Oliveira, 24, contou que perdeu uma pessoa querida para a doença. Apesar da dor e do luto, ela enxerga na vacinação bons motivos para comemorar.
“Meu sentimento é de gratidão por ter esperado por muito tempo e por ver que hoje eu tive a oportunidade que muitos não tiveram. Uma prima minha, de 16 anos, morreu de covid-19 e hoje, ao tomar a minha primeira dose, estou aliviada. Meus pais já tomaram também. Tenho mais quatro irmãos, sou casada e fico preocupada com tudo isso”, relatou.
Cronograma
Assim como nesta terça-feira, amanhã, quarta-feira, 11, as pessoas com 24 anos seguem tomando a primeira dose. Já os cidadãos que possuem 23 anos, serão imunizados na quinta e sexta-feira, dias 12 e 13. Para ter acesso ao imunizante, é obrigatório apresentar documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju no nome da pessoa ou dos pais, com data dos últimos seis meses.
Locais de vacinação
O público-alvo desta etapa da vacinação poderá optar por um dos seis pontos fixos, das 8h às 16h: Shopping Riomar (Coroa do Meio), Aracaju Parque e Shopping (Bairro Industrial), Universidade Tiradentes (Farolândia), Estação Cidadania (Bugio), Externato São Francisco de Assis (Suíssa) e Uninassau (avenida Augusto Franco).  Além disso, há os dois drive-thrus, que funcionam das 8h às 17h: no Parque da Sementeira e no 28º Batalhão de Caçadores. Para ser imunizado nestes locais, a pessoa deve se cadastrar no “VacinAju” e aguardar o recebimento do código de autorização.
Repescagem
O novo calendário também inclui a repescagem para a população de 56 e 57 anos completos, grupo que terá acesso ao imunizante nos dias 14 e 15 de agosto, sábado e domingo, nos seguintes pontos, das 8h às 16h: Universidade Tiradentes (Farolândia) e Estação Cidadania (Bugio).  Também será possível receber a vacina  nos drive-thrus da Sementeira e 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 17h.
Para se vacinar na repescagem, é necessário se cadastrar no portal “VacinAju” tanto quem optar pelos drive-thrus quanto quem for a um dos dois pontos fixos. Se o cidadão já se cadastrou e já recebeu o seu código, basta aguardar o próximo final de semana e se dirigir a um dos locais. Caso não tenha feito o cadastro, é obrigatório que realize sua inscrição no portal.
O usuário deverá acompanhar a liberação do código, com o número do CPF e, após autorização, poderá se dirigir a um dos postos, munido do código, documento de identificação com foto e comprovante de residência de Aracaju, em nome da pessoa.Para aqueles que não têm acesso à internet e ou que encontrem dificuldade no Portal da Vacina, a solicitação do cadastro poderá ser feita em uma  Unidade Básica de Saúde. Já os cidadãos que fizeram o pedido de agendamento através do email, devem aguardar a resposta.
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Seduc finaliza mais um ciclo formativo para professores do Programa Alfabetizar pra Valer
Em ação do TCE/SE, corregedorias de dez tribunais de contas debatem inovações tecnológicas
Jornada Full Stack começa dia 27 e segue até dia 29 deste mês
Valdevan destina recursos para aquisição cestas em Itabaianinha