Aracaju, 26 de setembro de 2021

Presidente da Undime volta a dialogar sobre retorno presencial nas redes municipais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O presidente da União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, seccional Sergipe (Undime/ SE), Quitéria Barros, voltou a falar nesta segunda-feira, 9, em uma emissora de rádio de Aracaju, sobre a atividade presencial nas redes municipais de Sergipe e sobre a nova resolução do Conselho Nacional de Educação, publicada no dia 5 de agosto, que indica a atividade educacional como prioritária, urgente e estabelece diretrizes para o retorno imediato da forma presencial.

“Nesse momento de retomada é fundamental que os coletivos escolares participem das decisões; pais, mães frequentem às escolas, pactuem com a equipe de gestora e os professores o funcionamento da escola. E se esse pacto se materializa no ambiente escolar, as chances de êxitos são muito grandes”, disse.

A presidente da Undime/ SE ainda falou sobre as atividades da escola para além do ensino/ aprendizagem, em que se refere ao estresse emocional e a saúde mental das crianças fora da escola.

“Se é uma constatação a partir da pandemia, é a essencialidade do papel do professor em suas interações com os alunos, a interação dos alunos entre seus pares, nos coletivos escolares, para que o desenvolvimento de fato aconteça. A própria Unesco já se posicionou a respeito. O fechamento das escolas trouxe prejuízos com os quais nós teremos que lidar a décadas, não só pelo ponto de vista emocional, mas da segurança alimentar e física dos alunos. As escolas são diversas, plurais e inclusivas e atendem às crianças de maior vulnerabilidade. Quando fechamos as escolas, fechamos possibilidades. Fechamos o que nós entendemos como proteção da infância e adolescência”, afirmou.

Assessoria de Comunicação

União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Sergipe

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe recebeu neste sábado 10.250 doses de vacina contra covid-19, da AstraZeneca
Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF