Aracaju, 17 de setembro de 2021

Aumenta número de acidentes de trânsito na capital sergipana

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Com o avanço da vacinação e a redução dos casos de covid-19 na capital, que possibilitaram uma flexibilização das medidas restritivas, é notório o aumento da quantidade de veículos circulando nas ruas e avenidas de Aracaju. Contudo, vem crescendo também o número de acidentes de trânsito.

Dados da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), referentes aos meses de abril a julho deste ano, mostram um aumento significativo das ocorrências, comparado ao mesmo período do ano passado.

Em abril de 2021 foram registrados 270 acidentes, contra 164 do ano anterior; em maio foram 284 ocorrências, contra 187 de 2020; em junho foram 243, contra 201; e em julho foram 257, contra 253, segundos dados parciais da SMTT, do Instituto Médico Legal (IML) e da Companhia de Policiamento de Trânsito de Sergipe (CPTran).

O superintendente da SMTT, Renato Telles, reforça a importância do respeito às leis e sinalizações de trânsito para se evitar acidentes. “As pessoas estão voltando a trabalhar fora de casa, as escolas retomaram as aulas presenciais, por exemplo, aumentando a movimentação no trânsito. Temos mais veículos e pessoas circulando e é importantíssimo ter prudência no trânsito para que acidentes sejam evitados. O respeito às leis e sinalizações continua sendo fundamental e pedimos que a população seja mais consciente e tenha boas atitudes no trânsito para a segurança de todos”, disse.

Nos três primeiros meses deste ano, quando as medidas restritivas para conter a proliferação do novo coronavírus estavam mais rígidas por causa do alto número de casos de covid-19, os dados apontavam uma redução no número de acidentes. Em janeiro de 2021 foram 297 acidentes, contra 389 do ano passado; em fevereiro foram 229, contra 384; e em março foram 241, contra 269.

Ações educativas

Para promover a redução dos acidentes através da educação e conscientizar a população quanto à importância da participação de todos na construção de um trânsito mais seguro, a SMTT sempre realiza ações nas ruas e avenidas mais movimentadas da cidade.

No primeiro semestre de 2021, foram realizadas diversas ações com foco na disseminação das mudanças na legislação de trânsito, no respeito à faixa de pedestre e na volta às aulas presenciais, por exemplo.

Fiscalização

Os agentes de trânsito da SMTT também trabalham diariamente com o intuito de coibir acidentes na cidade. A partir desse trabalho, o órgão municipal reuniu dados sobre as cinco infrações mais registradas em Aracaju: excesso de velocidade, avanço de sinal vermelho, estacionamento de veículo em local irregular, conduzir veículo fazendo uso do telefone celular e a falta do cinto de segurança.

Essas infrações, além de colocar em risco a vida do condutor do veículo e de quem está sendo transportado, aumenta as chances de acontecer um acidente de trânsito e ferir outras pessoas, como afirma o superintendente Renato Telles.

“O trânsito é feito por todos nós, do pedestre ao motorista e ciclista. Se um é imprudente, todos estão em risco. Por isso, pedimos mais prudência e respeito às leis de trânsito para que seja possível reduzir os índices de acidentes e oferecer um trânsito mais seguro para todos”, finaliza.

Foto SMTT

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Aracaju: Avenida Beira Mar terá trânsito temporariamente bloqueado domingo
Religação de energia elétrica pode ser solicitada por meio dos canais digitais
Ribeirópolis alcança marca histórica de 300 dias sem registro de homicídios
“Orientação e perfil são garantias de sucesso no mercado”, diz consultor