Aracaju, 28 de setembro de 2021

Prefeito Edvaldo Nogueira apresenta iniciativas de Aracaju para construção de cidade sustentável em evento virtual

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A retomada verde em regiões metropolitanas. Este foi o tema do evento virtual do qual o prefeito Edvaldo Nogueira participou, nesta quinta-feira, 12, a convite do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Voltada para gestores e especialistas, a live teve como propósito tratar os desafios enfrentados pelas cidades para requalificar as estruturas públicas para alcançar maior eficiência energética e migrar para fontes de energia limpas e renováveis. Edvaldo apresentou as iniciativas bem sucedidas da administração municipal nesta área, com destaque para a modernização do parque de iluminação pública em curso na capital sergipana.

“Acredito na urgência do protagonismo dos municípios na pauta ambiental. E já há muitos municípios brasileiros atuando com foco na sustentabilidade. Aqui em Aracaju,  por exemplo, todo novo projeto que desenvolvemos tem como base a premissa da construção de uma cidade mais sustentável. É algo que está presente no nosso Planejamento Estratégico e que temos seguido de maneira muito efetiva porque acreditamos que a construção deste modelo envolve, não apenas o ponto de vista econômico  e social, mas também o ambiental. Estamos trabalhando hoje na construção de um futuro melhor para aracajuanos. No campo da eficiência energética, firmamos uma PPP para a modernização da iluminação pública, com a troca por lâmpadas de LED, gerando economia na conta da energia, no uso dos bens naturais e na garantia da segurança pública”, destacou Edvaldo.

Na interação com o público do evento, o prefeito detalhou como se deu a PPP da Iluminação Pública em Aracaju. “Elaboramos um edital justo, que permitisse concorrência e que tivesse rentabilidade para o setor privado, mas que o município não viesse a perder a sua capacidade gestora. Para isso, a Prefeitura firmou parceria com a Caixa e com o Banco Mundial, através do IFC. Além disso, montamos uma equipe multidisciplinar, com gestores e técnicos da nossa administração. O próximo passo foi o pregão na Bolsa, com o maior número de empresas interessadas. Ainda no final do ano passado, três meses após o leilão, assinamos o contrato e, este ano, já iniciamos a execução que, na última terça-feira, já avançou para  a troca das lâmpadas”, expôs.

Em sua participação, o prefeito também detalhou outras ações que já estão sendo colocadas em prática dentro da temática. “Outra iniciativa adotada pela Prefeitura foi a implantação do AjuInteligente, uma plataforma que permite ao cidadão ter acesso aos serviços ofertados pelos órgãos municipais, de forma digital. São mais de mil serviços que passaram a ser oferecidos virtualmente. Unindo tecnologia e sustentabilidade, também  implantamos o 1DOC, uma ferramenta para os trâmites internos e para gerenciamento de documentações “, frisou Edvaldo, que prosseguiu.

“Com isso, hoje, não temos mais a circulação de papel nos setores da administração, o que nos permite contribuir com o meio ambiente, já que a quantidade de papel que deixa de ser utilizado representa poupar 150 árvores e 11,5 milhões de litros de água, por mês. Além disso, elaboramos dois programas de extrema importância e que reforçam essa nossa missão de construir um futuro melhor, mais sustentável para Aracaju, que são o Cidade Resiliente e o Cidade do Futuro, este último com grande foco na Zona de Expansão”,  completou o prefeito de Aracaju.

Edvaldo defendeu, ainda, que os municípios formem consórcios para que possam viabilizar projetos de eficiência energética, notadamente para a iluminação pública. O prefeito ressaltou que a FNP tem disponibilizado projetos para que os municípios, sobretudo os de pequeno e médio porte, sejam estimulados a aprofundar o conhecimento sobre o tema e assim possam desenvolver iniciativas neste campo.

Representante do BID no Brasil, Morgan Doyle, apontou que “a expectativa é que a retomada pós-pandemia ocorra pelo caminho da sustentabilidade”. Ele ressaltou “a urgência da pauta ambiental no país, dada a crise hídrica e energética”. “As fontes renováveis possuem uma importância, cada vez maior, na vida dos cidadãos. Neste sentido, o BID quer dar apoio a projetos de eficiência energética, por isso a realização deste evento, para apresentar nossa nova plataforma, o Enerflix, que tem como objetivo auxiliar as cidades a criar capacidade técnica para desenvolver novos projetos com foco na sustentabilidade, com foco na iluminação pública e redução do desperdício de água, entre outros”, afirmou.

Prefeita de Palmas, Cintia Ribeiro apresentou os projetos de eficiência energética que estão sendo desenvolvidos na capital do Tocantins. “Estamos fazendo toda a automação da eficiência energética construindo duas usinas solares, para abastecer toda a cidade. Atualmente, 25% da nossa iluminação pública é com tecnologia LED. Temos também o programa “Palma Solar”, para estimular empresas e pessoas físicas a realizarem o investimento em energia solar, dando desconto, por um período, de até 80% no IPTU e no ITBI”, destacou.

O prefeito de Guarulhos, Gustavo Costa, abordou no evento a realização de uma iniciativa no campo da Educação Ambiental na cidade paulista. “Com o envolvimento de 14 escolas e cerca de 3 mil alunos, trabalhamos a redução do consumo de energia dentro das residências. Era uma gincana, dentro do programa ‘Xô Desperdício’, envolvendo toda a comunidade e conscientizando sobre a sustentabilidade, a responsabilidade ambiental e redução do consumo energético”, disse.

Durante o evento, os participantes puderam conhecer a plataforma Enerflix, desenvolvida para auxiliar os municípios brasileiros na economia de energia, capacitando, de forma online e gratuita, os servidores para o desenvolvimento de projetos de eficiência energética e geração distribuída. A ferramenta foi apresentada pelo diretor técnico da iX Estudos e Projetos, Fábio Horta, que é responsável pela plataforma, elaborada com o apoio do BID e do Fundo Especial Japonês.

Foto: Ana Lícia Menezes/PMA

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia já tem suspeito do roubo das joias de Ana Alves, que inclui anel do seu pai, e já vai ouví-lo
Seduc convoca 57 educadores profissionais aprovados em seleção para cursos técnicos
Sergipe recebe mais de 67 mil vacinas para aplicação em primeira e segunda doses
Luciano Bispo diz que PDES revela potencialidades para investimentos