Aracaju, 25 de abril de 2024
Search

Dia da Gestante: Pré-natal e cuidados com a Covid-19 na gestação

6

Domingo, 15 de agosto, é celebrado o Dia da Gestante. A gravidez é um momento importante e especial na vida da mulher e deve ser cuidado com responsabilidade, saúde e amor. A obstetra Rosita Fiorotto Sanchez de Carvalho, fala sobre o pré-natal e os cuidados da gestante mediante a pandemia da Covid-19.

A obstetra informou que o pré-natal é fundamental para o sucesso da gestação. E deve ser iniciado o mais precocemente possível. “Os três primeiros meses da gravidez são importantes, já que uma série de transformações passam a ocorrer no organismo da gestante, a placenta começa a se formar e o bebê já desenvolve os principais órgãos”, explicou a médica.

Ela atentou que no pré-natal há oportunidade de detectar, acompanhar e tratar possíveis agravos à saúde da mãe tais como diabetes, hipertensão, entre outras. “Além disso, é possível avaliar o bem-estar do concepto, intervindo quando necessário”, observou a médica.

Rosita disse ainda que o objetivo principal do pré-natal é a saúde e o bem-estar do binômio materno fetal. A obstetra ressaltou que ao planejar uma gravidez é preciso fazer uma série de exames para conferir se está tudo bem. “É importante iniciar a suplementação de ácido fólico e outras vitaminas e ter hábitos alimentares saudáveis”, orientou

Ela disse que no momento de pandemia algumas coisas tiveram de ser mudadas, tais como o espaçamento entre as consultas, cuidados durante o atendimento tanto da higiene como evitando a aglomeração das pacientes, visando diminuir o risco de contágio da gestante.

Prevenção

Usar máscara, isolamento social (distanciamento), lavar frequentemente as mãos com água e sabão por 40 segundos, uso de álcool gel 70% por 20 segundos, lenço descartável de papel para higiene nasal, cobrir nariz e boca ao tossir ou espirrar, evitar tocar nas mucosas dos olhos ou nariz, não compartilhar objetos de uso pessoal como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter ambientes bem ventilados.

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde

Leia também