Aracaju, 17 de setembro de 2021

Presidente da Alese dialoga com membros da Associação de Renais Crônicos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Luciano Bispo (MDB), conversou na manhã desta segunda-feira (16) com representantes da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe (Arcrese) e com o deputado estadual Rodrigo Valadares (PSC). Eles discutiram sobre o Tratamento Fora de Domicílio (TFD) e sobre a possibilidade da volta da realização do transplante renal em Sergipe.

Segundo o deputado Rodrigo Valadares, ele foi procurado pelos representantes da Arcrese com o objetivo de tentar solucionar algumas questões enfrentadas pelos pacientes renais no Estado.

“Estamos lutando por duas pautas. A primeira diz respeito ao TFD, que esses pacientes tenham uma assistência estadual maior quanto ao tratamento fora do domicílio. Hoje o Estado fornece apenas a passagem desses pacientes. A segunda pauta é sobre a volta dos transplantes renais aqui em Sergipe. Já existe todo o aparato dentro do  Hospital Universitário de Sergipe (HU). Já existe a contratualização, mas desde o ano de 2012 o estado não faz mais o transplante de rins. Com a volta, esse problema de verba para Tratamento Fora de Domicílio já estará superado”, declarou o deputado.

Luciano Bispo conversa com membros da Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe.

” A União paga o valor de R$ 25,75 de diária para fazermos o tratamento fora do domicílio e o Estado paga a passagem. O valor pago pelo Governo Federal é muito baixo, e por isso reivindicamos ao presidente da Alese, deputado Luciano Bispo, que dialogue com o governador para que o Estado entre com uma contrapartida, além da passagem”, declarou o transplantado e membro da Arcrese, Elves Cavalcante.

A Arcrese

A Associação dos Renais Crônicos e Transplantados de Sergipe é uma sociedade civil, sem fins lucrativos, políticos ou religiosos, com o objetivo de congregar, coordenar, representar e defender os interesses dos associados.

Foto: Jadilson Simões

Por Stephanie Macêdo

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe registra 1 morte nesta sexta, depois de 6 dias sem óbitos
Doações de órgão: chances dos sergipanos precisarem de transplante são bem maiores
Hospital Cirurgia realiza ação para comemorar Dia Mundial da Segurança do Paciente
Preço médio do óleo diesel segue em alta no início do mês de setembro e litro se aproxima de R$ 5,00, aponta Ticket Log