Aracaju, 25 de setembro de 2021

Uninassau Aracaju lança campanha pelo aleitamento materno

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Instituição estará recolhendo potes de vidro com tampas de plástico para acondicionamento do leite humano

O aleitamento materno é arma mais poderosa contra a mortalidade infantil. Esse dado é confirmado pela Organização Mundial de Saúde. Nesse sentido, a UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau, em Aracaju, está lançando a campanha “Doe amor em forma de potes”, em alusão ao Agosto Dourado, mês dedicado a amamentação. A ação terá início no próximo dia 17 agosto e segue até 17 de setembro, com o apoio do curso de Enfermagem.

A coordenadora do curso, Juliana Vasconcelos, explica que a UNINASSAU, por meio das Ligas Acadêmicas de Enfermagem em Saúde da Mulher e Obstetrícia (LAESMO) e de Enfermagem em Neonatologia e Pediatria (LAENP), está impulsionando a campanha  “Essa ação é muito importante porque o leite materno traz inúmeros benefícios para a criança, além de diminuir a mortalidade infantil, evita diarreia e infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, colesterol alto e hipertensão”, observa Juliana.

A professora lembra que o aleitamento é fonte de nutrição para a criança e reduz a chance de obesidade. Além disso, contribui para o desenvolvimento da cavidade bucal e promove o vínculo afetivo entre mãe e bebê. “O leite humano é o alimento mais completo para a criança, e é recomendada a amamentação exclusiva até os seis primeiros meses de vida, sendo complementado por outros nutrientes até dois anos ou mais. Estudos comprovam que o bebê amamentado apresenta maior desempenho na vida escolar”, ressaltou Juliana.

Doação

A coordenadora da UNINASSAU explica que no ato da doação, toda e qualquer quantidade pode ajudar, pois 1 ml de leite é suficiente para nutrir um recém-nascido a cada refeição, a depender do peso. “Portanto a pessoa que esteja amamentando e se encontre saudável, pode doar. Todo leite é analisado, pasteurizado e passa por um processo de controle de qualidade antes de ser ofertado ao recém-nascido internado em unidades neonatais”, atenta a professora.

Sobre os potes, ela explica que são recomendados os de vidro com tampa de plástico rosqueável, a exemplo do pote de café solúvel, ou algum no mesmo modelo, para melhor condição de coleta e armazenamento do leite, devido à sua boca mais larga.

Quem tiver interesse em doar os frascos basta ir até o ponto de arrecadação fixo, montado na UNINASSAU, localizada na Av. Augusto Franco, 2340, no bairro Siqueira Campos.

Foto assessoria

Por Suzy Guimarães

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado