Aracaju, 26 de setembro de 2021

Processo eleitoral dos Comitês das Bacias Hidrográficas têm inscrições prorrogadas pela Serhma

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Interessados em fazer parte como membros dos comitês têm até o dia 24 de agosto para se inscrever

O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e da Superintendência Especial de Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (SERHMA), em consonância com o Departamento de Planejamento e Gestão Participativa (DPGP) e as Comissões Eleitorais dos Comitês das Bacias Hidrográficas dos rios Japaratuba, Piauí e Sergipe, decidiu prorrogar o prazo para as inscrições do processo eleitoral dos referidos comitês, até o dia 24 de agosto.

Segundo o superintendente Especial dos Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Ailton Rocha, a justificativa se dá em razão das dificuldades encontradas por alguns interessados em fazer parte do processo eleitoral no tocante às inscrições. “Alguns segmentos que integrarão o processo nos procurou e relataram ter dificuldades na realização das suas inscrições de forma on-line. Dessa forma, com o arrefecimento da pandemia da Covid 19, as equipes da Serhma envolvidas e as comissões eleitorais intensificarão a mobilização de maneira presencial, por meio de visitas aos solicitantes, a fim de auxiliá-los, seguindo todos os protocolos estabelecidos pelo Decreto Governamental”, explica.

As inscrições e todas as orientações do processo eleitoral estão no Portal dos Recursos Hídricos e podem ser realizadas por e-mail (dpgp.serhma@sedurbs.se.gov.br) ou ainda por meio do telefone (79)3249-4174.

Os comitês das bacias hidrográficas

Os comitês são entes de Estado, deliberativos e consultivos que em primeira instância decidem sobre os diversos usos dos recursos hídricos, bem como conflitos que possam ocorrer relacionados a esses usos. Assim, eles são instrumentos da gestão da água em nosso Estado, de relevante importância para o cumprimento da nossa Política Estadual de Recursos Hídricos.

Podem e devem participar dos Comitês das Bacias Hidrográficas, os usuários de água que são as empresas de saneamento, indústria, irrigantes, setor de pesca e turismo; o Poder Público nas esferas Federal, Estadual e Municipal e a Sociedade Civil Organizada, representada pelas instituições de ensino e pesquisa, entidades de classes, associações e ONGs relacionadas às causas ambientais.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe recebeu neste sábado 10.250 doses de vacina contra covid-19, da AstraZeneca
Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF