Aracaju, 17 de setembro de 2021

Automação é foco de projeto apoiado pelo Governo do Estado

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Empresa subsidiada pela Fapitec via edital Tecnova II visa desenvolver aplicativo multilíngue

Mais uma empresa sergipana está se destacando com o auxílio do Governo do Estado, por meio do edital do Programa de Apoio à Inovação em Empresas Brasileiras (Tecnova II). Através do projeto IoT Arduino Projects, a Fabtech & Serviços pretende desenvolver um aplicativo multilíngue para smartphone, para auxiliar no desenvolvimento de projetos de automação industrial e/ou residencial.

O coordenador do projeto, Fábio Sobreira, explica seu objetivo. “Diversas empresas, produtores ou residências apresentam a necessidade de automatizar alguma parte do seu processo ou da sua empresa/residência. Com isso, nossa ideia é auxiliar nos projetos de automação, seja ela industrial ou residencial. A inovação facilitará a utilização da plataforma Arduino, com a demonstração dos projetos que poderão ser utilizados no incremento dos negócios da empresa”, afirma.

Arduino é uma placa de prototipagem eletrônica de código aberto, que inclui hardware e software livre. Ela visa oferecer ferramentas adaptáveis e de baixo custo para a criação de projetos interativos de diversas ordens. A partir disso, a placa pode servir tanto para o desenvolvimento de projetos interativos como para ser conectada a outro computador.

Edital

O Tecnova II é um edital coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica do Estado de Sergipe (Fapitec). Assim como outros projetos contemplados pelo edital, o IoT Arduino Projects receberá um valor de aproximadamente R$ 300 mil como forma de incentivo para a sua realização. O edital possui um aporte global de R$ 2 milhões.

Fábio Sobreira destaca que o Tecnova é “uma excelente oportunidade para as empresas realizarem projetos de pesquisa e desenvolvimento de produtos em prol da sociedade, com apoio financeiro do Governo”. “Espero que o Tecnova seja renovado para que novos projetos sejam desenvolvidos”, completa o coordenador.

Para o diretor-presidente da Fapitec, Ronaldo Guimarães, projetos como o IoT Arduino conectam-se com o propósito do Governo de Sergipe e da Fundação de apoiar iniciativas que proponham a inovação como chave para a qualidade de vida. “A automação é um processo inovador, que traz dinamismo e celeridade ao cotidiano. Esses valores são indispensáveis ao escopo do edital Tecnova II, através do qual temos oferecido suporte a este e outros diversos projetos com valor agregado bastante significativo”, destaca o presidente.

Foto Fapitec

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Obras de reestruturação modificam cenário da Rodovia entre a BR 101 e São Cristóvão
Ação alusiva à Semana da Árvore acontece neste sábado, no RioMar Aracaju
UNINASSAU Aracaju mantém ações pelo Setembro Amarelo
Edição especial do Praia limpa será realizada neste sábado