Aracaju, 21 de setembro de 2021

Vereadores aprovam empréstimo de US$ 84 milhões destinados para obras na cidade

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Câmara Municipal de Aracaju vem contribuindo para levar a qualidade de vida para população nesta quarta-feira, 18, com a aprovação do Projeto de Lei nº 197/2021, de autoria do Poder Executivo. A propositura autoriza o município de Aracaju a contratar operação de crédito externo, com garantia da União, junto ao New Development Bank-NDB, destinado à execução do “Programa Aracaju Cidade do Futuro”. Ao todo, serão contraídos mais de US$ 84 milhões destinados a obras estruturantes espalhadas por toda a cidade.

Ao Projeto de Lei foram apresentadas ainda três emendas, duas da vereadora Emília Côrrea (Patriotas) e uma da vereadora Sheyla Galba (Cidadania), sendo aprovada a Emenda nº 1, de autoria de Emília, que substitui a redação do artigo 2º do PL 197/2021. As emendas 2 e 3 foram rejeitadas pela maioria dos parlamentares.

Na Pauta do dia foram realizadas uma Sessão Ordinária e quatro Sessões Extraordinárias, sendo analisadas nove proposituras, divididos em um Projeto de Resolução, um Projeto de Decreto Legislativo, dois Projetos de Lei, um Requerimento de Urgência e quatro Moções.

O líder da bancada de situação, vereador Professor Bittencourt (PCdoB), destacou os benefícios que o empréstimo, junto ao banco internacional, irá levar para a população aracajuana. “Este é um momento de muita alegria, onde a população mais carente estará sendo beneficiada diretamente com obras, principalmente para a Zona da Expansão, que abrange 40% do território aracajuano. A pequena Aracaju conseguiu 5% do valor total destinado pelo Governo Federal para todo o país. É um dos maiores projetos da história dos últimos 40 anos, a aprovação do projeto é fundamental”, frisou.

A vereadora Emília Corrêa, líder da oposição, votou contrário ao Requerimento de Urgência e favorável à aprovação do Projeto de Lei com ressalvas. “Nunca votarei contrária a algum projeto que favoreça a população. Voto favorável, porém, gostaria de saber onde este dinheiro será aplicado em Aracaju, quero olhar o detalhamento da obra, assim como foi feito com o Proinvest”, ponderou a parlamentar.

Outras proposituras

Na manhã desta quarta-feira também foi votado e aprovado em Redação Final o Projeto de Resolução nº 5/2021, de autoria do vereador Sargento Byron (Republicanos) que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Doenças Raras e Acessibilidade.

Entre as Moções aprovadas destaca-se a de nº 73/2021, de Breno Garibalde (DEM), que apela ao prefeito de Aracaju, para que envie à Câmara Municipal, o projeto do Plano Diretor de Aracaju.

Investimentos

Os recursos serão destinados para construir 60 quilômetros de esgotamento sanitário, beneficiando cerca de 24 mil habitantes; 23 quilômetros de micro e macrodrenagem de canais, 40 quilômetros de recapeamento asfáltico, destacando as Avenidas Maranhão e Visconde de Maracaju.

Foto China Tom

por Agência Câmara Aracaju

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe sem óbito por Covid nesta segunda e 32 novos casos
Aumento expressivos de assaltos, uso e tráfico de drogas na praia da Cinelândia em Aracaju
Juma de ‘Pantanal’: Alanis Guillen revela reação à notícia, detalha preparação
Juliette revela temor no ‘BBB21’: ‘O impulso inicial é devorar, julgar, e isso me dava medo’