Aracaju, 26 de setembro de 2021

Seduc abre inscrições para Programa Sergipe na Idade Certa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), por meio do Departamento de Educação (DED), abre inscrições nesta sexta-feira, 20,  para a Formação Continuada do Programa Sergipe na Idade Certa (ProSIC). Essa formação tem o principal intuito de, em primeira instância, apresentar a proposta pedagógica do programa para professores e gestores cujas escolas oferecem turmas de correção de fluxo. Em segundo plano, discutir temas pertinentes ao trabalho pedagógico, a fim de que professores e gestores possam oferecer ao estudante em distorção idade-série oportunidades diferenciadas de aprendizado.

As inscrições deverão ser feitas por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Seduc http://capacitacao.seduc.se.gov.br (é necessário utilizar a chave: prosic) e terá sua primeira atividade coletiva, a Conferência de Abertura, no dia 27 de agosto, às 17h, pelo Youtube Educação Sergipe. A continuação da formação se dará por plataformas distintas, a exemplo do Youtube e do Zoom, e a formação terá a carga-horária de 40h. O certificado poderá ser emitido no próprio AVA.

A diretora do Departamento de Educação (DED), Ana Lúcia Lima, ressalta que a formação continuada é um dos pilares do Programa Estadual de Correção de Fluxo Escolar, o qual, além de contribuir para a reconstrução da trajetória escolar dos estudantes, visa à promoção da equidade na aprendizagem. “Para cumprirmos com maestria nossa função de educador, a formação continuada deve ser encarada como uma grande aliada, pois contribui para a melhoria constante da prática de ensino, favorecendo o melhor engajamento dos estudantes no desenvolvimento de suas aprendizagens. O olhar pedagógico acolhedor, a escuta e o trabalho curricular integrado são aspectos essenciais que serão desenvolvidos ao longo da formação, disse.

Para o coordenador do Prosic, Everton Pereira,  “oportunizar uma formação continuada aos professores que atuam no programa os fará ainda mais aptos a lidarem com as estratégias pedagógicas específicas para as turmas de correção de fluxo. Ao fim da formação e no decorrer dela, os professores poderão colocar em prática os novos conhecimentos adquiridos nas mesas-redondas e oficinas”.

Metodologia da formação

A formação está dividida em dois módulos, e o primeiro deles é intitulado “Concepções teórico-filosóficas do ProSIC, trabalho integrado e planejamento”. Neste módulo, será realizada uma conferência de abertura e contará com três mesas-redondas com falas de professores-pesquisadores da UFS, UFF, UFRGS e da Unicef, além de formadores do Programa. Ainda no Módulo I, uma oficina para públicos distintos, professores de anos iniciais, professores de anos finais e gestores será mediada por atuais e antigos formadores do programa.

No segundo módulo, que se inicia em outubro, as mesas-redondas versarão sobre ensino híbrido e serão conduzidas por professores-pesquisadores da Universidade Federal de Sergipe. Dando prosseguimento à formação, oficinas, também para públicos específicos, serão conduzidas por formadores da Unicef e da própria Seduc. A formação será finalizada com um Seminário de Práticas Exitosas, o qual terá como convidados professores e estudantes que tiveram seu percurso escolar impactados positivamente pelo ProSIC.

Kelly Valença, chefe do Serviço de Ensino Fundamental, destaca que a formação está pautada na reflexão de novas concepções pedagógicas e na experiência exitosa dos profissionais envolvidos. “A partir dessa reflexão, cada professor e professora será capaz de transformar a sua prática pedagógica”, disse.

Foto Maria Odilia

Assessoria de Comunicação da SEDUC

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe recebeu neste sábado 10.250 doses de vacina contra covid-19, da AstraZeneca
Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF