Aracaju, 26 de setembro de 2021

Luciano Pimentel presta homenagem aos maçons sergipanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em alusão ao Dia do Maçom, celebrado em 20 de agosto, o deputado estadual Luciano Pimentel entregou nesta segunda-feira, 23, o Diploma de Honra ao Mérito ao Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado, José Walter Rodrigues dos Santos e ao Venerável Mestre da  Loja Simbólica Peter Swanson, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil Sergipe, Sandro de Jesus Barreto. A solenidade foi realizada na presidência da Assembleia Legislativa, com um número restrito de pessoas e a presença do deputado Luciano Bispo, presidente da Casa.

Autor da propositura que deu origem à Lei nº 8.259/2017, responsável por incluir o Dia do Maçom no calendário cultural de Sergipe, Luciano Pimentel enfatizou que a Maçonaria desenvolve um trabalho sério e silencioso, alicerçado no aperfeiçoamento humano e na valorização da caridade e da fraternidade.

“Hoje prestamos uma justa homenagem à Maçonaria e aos integrantes desta sublime Ordem que, em tempos de pandemia,  reafirmaram o compromisso com o bem-estar social através da distribuição de máscaras, álcool em gel e refeições para as pessoas de baixa renda que lotaram as agências da Caixa para receber o auxílio emergencial do Governo Federal”, destacou Luciano Pimentel.

De acordo com o parlamentar, a instituição celebrou o Dia do Maçom promovendo ações filantrópicas. “O Grande Oriente do Brasil Sergipe elaborou um cronograma de ações que incluiu a doação de sangue, a entrega de sopa pela Fraternidade Feminina (composta pelas esposas dos maçons) e a doação de fraldas geriátricas para o Asilo Gileno Barreto. Com esses gestos, a Maçonaria revelou, mais uma vez, o altruísmo dessa valorosa Ordem”, pontuou Luciano Pimentel.

Durante a cerimônia, o presidente do Poder Legislativo, Luciano Bispo, afirmou que a Casa do Povo estará sempre de portas abertas para os maçons. “A Assembleia tem a honra de recebê-los e homenageá-los, pois a  Maçonaria participou ativamente do processo de independência deste país. É uma instituição composta por homens que se preocupam com a economia, a política e os carentes. Enquanto estivermos na presidência a maçonaria será sempre bem-vinda e respeitada nesta Casa”.

Homenageados

De acordo com o Past Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado, José Walter Rodrigues dos Santos, o sentimento é de dever cumprido. “Nossa luta é árdua, pois uma transformação não é fácil de se fazer, mas a Maçonaria tem oferecido sua contribuição ao nosso estado e ao nosso país. E diante de tantos maçons merecedores, sou grato por ter sido escolhido para receber esta honraria”, ressaltou.

Para o Venerável Mestre da  Loja Simbólica Peter Swanson, jurisdicionada ao Grande Oriente do Brasil Sergipe, Sandro de Jesus Barreto, a solenidade é uma condecoração à atuação não somente dos homenageados, mas de toda Maçonaria. “É um reconhecimento de todos os pares desta Casa e de toda sociedade sergipana. Agradecemos imensamente por essa homenagem que reflete nosso trabalho e nos traz força para continuar”, disse.

Gratidão

Sobre o Dia do Maçom, o Grão-Mestre do Grande Oriente do Brasil/Sergipe, Clairton Santana, salientou a importância da data e assegurou que a Assembleia Legislativa pode contar com a instituição para tudo que considerar justo e necessário. “A Maçonaria de Sergipe estará sempre de pé e a ordem”.

O Grão Mestre da Grande Loja Maçônica de Sergipe, Alberto Vieira, manifestou gratidão ao deputado Luciano Pimentel pela propositura que possibilitou a inserção da data no calendário sergipano. “Esse é um reconhecimento que a maçonaria jamais esquecerá. Gratidão por suas palavras e pelo respeito que esta Casa tem por nossa instituição”.

Ao final do evento, o presidente Luciano Bispo e o deputado Luciano Pimentel também foram homenageados e receberam honrarias da Grande Loja Maçônica e da Grande Oriente do Brasil/Sergipe.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe recebeu neste sábado 10.250 doses de vacina contra covid-19, da AstraZeneca
Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF