Aracaju, 28 de setembro de 2021

Agosto Azul Vermelho destaca importância do cuidado com a saúde vascular

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
O objetivo da ação é informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e o tratamento

Os cuidados com a saúde vascular são fundamentais, sobretudo das pernas, e são de extrema importância para a saúde do organismo como um todo. Pensando nisso, a Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular realiza a campanha Agosto Azul Vermelho. O objetivo da ação é informar a população sobre os cuidados com a saúde vascular e incentivar a prevenção e o tratamento, como explica o angiologista do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), Wilson Leão.

“São várias as doenças vasculares e a que mais chama a atenção são as varizes, a trombose venosa, o aneurisma de aorta e a estenose de artérias carótidas. As mais prevalentes no nosso dia a dia são as varizes e as tromboses”, ressaltou o angiologista.

De acordo com ele, a trombose venosa ocorre quando o sangue coagula dentro de uma veia, ou seja, ele se torna sólido podendo causar uma obstrução total ou parcial da mesma e isso pode acontecer em qualquer veia do corpo e a localização mais comum são das veias dos membros inferiores. “A trombose quando acontece pode levar a algumas consequências e a mais importante delas é a embolia pulmonar, que é quando o coágulo que está numa veia da perna se solta e vai navegando pela circulação até parar no pulmão, obstruindo a circulação do pulmão e causando a embolia pulmonar”, explicou Wilson Leão.

Causas, sintomas e prevenção

Existem várias causas para a trombose, às vezes não é uma somente podem haver duas associadas ou mais, dentre as principais causas são as varizes calibrosas, o câncer, o uso de anticoncepcional, a quimioterapia, determinadas cirurgias longas, as viagens aéreas prolongadas com 6 ou 8 horas de vôos, elas também aumentam a chance de ter trombose.

Os sintomas mais comuns são: dor e edema no membro acometido, um escurecimento da extremidade, no caso do membro inferior do pé, normalmente acomete um membro, é raro acometer nos dois membros, no entanto, pode acontecer de ter trombose sem nenhum sintoma, essa variação depende muito da quantidade de veias que foram acometidas.

O angiologista Wilson Leão, explica como evitar a trombose. “A primeira é a hidratação. É necessário que bebamos mais de dois litros de água por dia, atividade física também é importante porque você vai ativar a circulação a medida que você vai estimular a panturrilha que é considerado o segundo coração, faça alongamentos, tente caminhar um pouco. Se na sua família os parentes próximos de primeiro e segundo grau possuem história de trombose venosa, faça avaliação com um angiologista ou cirurgião vascular para avaliar o seu risco também”, disse.

Varizes

As varizes são veias que se tornaram doente, veias que ficam dilatadas e tortuosas e não conseguem efetuar as funções delas que é trazer o sangue de volta ao coração. As varizes são muito comuns no dia a dia e acometem principalmente as mulheres, existem várias causas mas as principais são herança familiar, gestação, aumento de peso, tromboses.

“Os sintomas mais comuns são sensação de cansaço e peso nas pernas, em alguns casos pode causar também um inchaço dos tornozelos. A doença varicosa deve ser tratada em determinados casos para que se evite trombose, tromboflebites e até mesmo úlceras nas pernas. As principais dicas para melhorar sua circulação são atividades físicas, caminhada, vôlei, futebol, corrida, musculação, toda atividade que você estimula a panturrilha, beber muita água ao longo do dia, evitar ficar longos períodos de pé ou sentados durante horas, uma consulta com o angiologista ou vascular para que ele veja a necessidade ou não do uso de meias elásticas no dia a dia”, finalizou Wilson Leão.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia já tem suspeito do roubo das joias de Ana Alves, que inclui anel do seu pai, e já vai ouví-lo
Seduc convoca 57 educadores profissionais aprovados em seleção para cursos técnicos
Sergipe recebe mais de 67 mil vacinas para aplicação em primeira e segunda doses
Luciano Bispo diz que PDES revela potencialidades para investimentos