Aracaju, 28 de março de 2024

Hemose leva serviço de coleta para município de Aquidabã

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
6

O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) realiza nesta quinta-feira, 26, no horário das 8h às 16h, a coleta externa de sangue no município de Aquidabã. A ação em parceria com o projeto “Aquidaba Sangue Bom”, acontece no Colégio Estadual Nações Unidas, no centro do município.

A coleta externa é uma ferramenta para reforçar a importância do ato regular da doação, que em razão da pandemia, vem registrando um baixo número de comparecimentos de voluntários ao serviço.

“Essa atividade possibilita a realização da doação onde o cidadão está, através do deslocamento da equipe composta por técnicos de enfermagem, enfermeiros, biomédicos e funcionários administrativos, até um local que ofereça todas as condições sanitárias para coletar o sangue”, destaca a gerente de Coleta enfermeira Florita Aquino.

Dentre os critérios para a doação de sangue é preciso ter entre 16 a 69 anos, estar bem de saúde, pesar acima de 50 quilos, apresentar um documento oficial e original com foto, pode ser carteira de identidade, carteira de motorista, ou ainda, de trabalho.

No dia da doação o voluntário deve comparecer a unidade de coleta bem alimentado, evitando alimentos gordurosos, ter um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior a doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores e evitar fumar por pelo menos 2 horas.

Em relação ao coronavirus é importante esclarecer que as pessoas que tiveram contato com paciente infectado ou com suspeita da doença devem aguardar 14 dias para doação. Já quem teve o diagnóstico da Covid-19, deve esperar 30 dias para doar sangue.

Sobre as vacinas quem for imunizado com a vacina Coronavac, aguarda 2 dias para doar e as vacinas Astrazeneca, Pfizer e Janssen, espera 7 dias para doação de sangue. Mais informações através dos telefones: 3225-8039, 3259-3174 e 99191-2977.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Leia também