Aracaju, 19 de setembro de 2021

Campanha estimula o consumo de pescado entre os sergipanos

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Movimento será realizado de 1 a 15 de setembro e envolverá 35 bares e restaurantes

De 1 a 15 de setembro será realizada em todo o país a 18º edição da Semana do Pescado. A ideia da campanha é reunir toda a cadeia produtiva com o objetivo de fomentar e desenvolver o consumo desse produto no varejo e food service brasileiro. Em Sergipe o movimento será promovido pela primeira vez e contará com uma série de atrativos.

A iniciativa busca também consolidar uma segunda época de grande consumo do pescado, além da Semana Santa, e instituir uma cultura duradoura de promoção de peixes e frutos do mar. Um outro foco do movimento é conscientizar o público sobre os benefícios destes produtos, ricos em proteínas, sais minerais, vitaminas e ômega 3.

Durante o período, 35 bares e restaurantes irão indicar um item de seu cardápio para divulgação e comercialização. A proposta de trabalhar junto a esse segmento se dá pela sua importância para o setor de pescado. Cerca de 60% de toda a produção nacional é direcionada ao mercado de alimentação fora do lar. Além disso, as ações de promoção dos peixes e frutos do mar realizadas na campanha refletem em um significativo aumento do consumo. Relatos em edições anteriores apontaram aumento de vendas superiores a 30%.

Um outro atrativo é a realização de uma feira de pescados de forma semelhante a que é promovida anualmente pela Prefeitura de Aracaju no período que antecede a Semana Santa. A estrutura será disponibilizada ao público na Praça de Eventos do Mercado Central entre os dias 9 e 11 de setembro.

Também no dia 9 será promovido um encontro de negócios, em Ilha das Flores, entre jovens do Quilombo Bongue que estão sendo atendidos pelo Sebrae e donos de restaurantes. A ideia é viabilizar a inserção dos quilombolas na cadeia de fornecedores de produtos para esses estabelecimentos. Já no dia 10 será realizada a inauguração do Centro Gastronômico, também naquele município, que tem como diferencial a criação de uma hamburgueria para comercialização de sanduíches feitos com peixe e camarão.

Consumo ainda é pequeno

“Quando falamos em pescado as pessoas associam apenas ao peixe, mas o termo diz respeito ás espécies marinhas, de água doce ou salgada e criadas em cativeiro ou não. Isso também envolve milhares de produtos que já estão em nosso cotidiano, como crustáceos e moluscos. Queremos com essa campanha desmistificar alguns algumas questões, como a de que esses produtos são difíceis de serem preparados e de que seu consumo deve priorizado apenas em datas especiais, como a Quaresma”, explica a analista técnica do Sebrae, Luciana Oliveira.

Dados do IBGE mostram que apesar de todos os benefícios, o consumo de pescado no Brasil ainda é baixo. Somente em relação à ingestão de peixes, cada brasileiro consome em média sete quilos por ano, número abaixo dos doze quilos recomendados pela Organização Mundial de Saúde.

Já em relação à produção, o Brasil já foi considerado o país com maior potencial para o desenvolvimento da pesca e aquicultura. Hoje, ocupa apenas a 13ª posição na produção de peixes em cativeiro e é o 8º na produção de peixes de água doce. De acordo com a Associação Brasileira de Piscicultura (Peixe BR), a piscicultura brasileira avançou 5,93% em 2020, registrando uma produção de 802 mil toneladas, gerando uma receita de R$ 8 bilhões e cerca de um milhão de empregos diretos e indiretos.

A Semana do Pescado ocorre anualmente na primeira quinzena de setembro e possui como foco ações promocionais e eventos gastronômicos. Em Sergipe as ações são promovidas por meio de uma parceria entre o Sebrae, a Fecomércio, a Abrasel/SE e Prefeitura de Aracaju. Em âmbito nacional a campanha também conta com o apoio de associações nacionais de pesca e de criadores de camarão, além do Ministério da Agricultura e Associação Brasileira de Supermercados.

Foto assessoria

Por Wellington Amarante

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe receberá mais de 64 mil vacinas contra Covid-19
Prefeitura em Ação é realizado no Povoado Mata do Peru
Jovem é presa suspeita de tráfico de drogas no bairro Olaria
VacinAju: confira a programação da repescagem e dose de reforço do fim de semana