Aracaju, 17 de setembro de 2021

TRT20 mantém Etapa 2 do Plano de Retomada Gradual

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Em reunião telepresencial realizada na manhã desta sexta-feira, 27/8, o Comitê de Retomada do Serviço Público Pós-Crise do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região (TRT20) deliberou pela manutenção da Etapa 2 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais.

Etapa 2

Na Etapa 2, cuja retomada teve início no dia 9/8/2021, há a possibilidade de trabalho presencial, com limitação a 20% dos servidores.

A Etapa 2 contempla, ainda:

  • possibilidade de realização de audiências de forma mista, com a presença de algumas pessoas nas dependências do Regional e participação virtual de outras que tenham condições para tanto;
  • cumprimento de mandados judiciais por servidores que não estejam em grupos de risco, utilizando-se de equipamentos de proteção individual e desde que o cumprimento do ato não seja realizado em locais com aglomeração de pessoas ou de risco;
  • funcionamento das salas da OAB.

Normativo

ATO DG.PR Nº 032/2021, que restaurou, desde 9 de agosto de 2021, a Etapa 2 do Plano de Retomada Gradual das Atividades Presenciais, prevê, dentre outras medidas, a manutenção do trabalho remoto e a prática de atos telepresenciais em caráter prioritário.

Acesso às instalações do TRT20

Segundo o referido ATO, o acesso às instalações do Tribunal somente será permitido:

  • com a utilização de máscara de proteção facial;
  • após a descontaminação das mãos com álcool a 70%;
  • com medição de temperatura;
  • mediante comprovação de vacinação com a dose do imunizante contra a Covid-19 já disponibilizada para sua faixa etária ou grupo prioritário do qual faça parte, segundo o cronograma de vacinação do município.

Observação Importante:

A comprovação da vacinação, de caráter obrigatório para acesso aos prédios, poderá ser feita de uma das seguintes formas:

  • apresentação da carteira original de vacinação;
  • apresentação de cópia da carteira original de vacinação;
  • apresentação de foto da carteira original de vacinação no celular;
  • apresentação do comprovante de vacinação por meio do aplicativo (APP) “Connect SUS”, que pode ser instalado no celular.

Atendimento Externo

O atendimento externo será mantido de forma remota pelos diversos canais existentes, disponíveis no site do Tribunal:

Excepcionalmente, atendendo à Recomendação Nº 101/2021 do CNJ, têm sido adotadas medidas específicas para o fim de garantir a todos o acesso à Justiça. Trata-se de documento que “recomenda aos tribunais brasileiros a adoção de medidas específicas para o fim de garantir o acesso à Justiça aos excluídos digitais”.

Deliberações

O Desembargador Presidente do TRT da 20ª Região, Fabio Túlio Correia Ribeiro, fez a abertura da reunião e passou a palavra para o representante do Setor de Saúde do Tribunal.

O Chefe do Setor de Saúde do Tribunal, Genivaldo Santos de Araújo, apresentou então um panorama da Covid-19 no TRT20 e no Estado de Sergipe, destacando a queda da taxa de ocupação de leitos na rede pública e privada, bem como a diminuição do número de casos novos e de óbitos no Estado. Frisou, contudo, a preocupação com a nova cepa do vírus (Delta), que está sendo monitorada em todo o País.

Com a palavra, Dra. Gabriela Andrade, médica do trabalho do TRT20, ressaltou a importância da continuidade das medidas preventivas e salientou que no Estado de Sergipe haverá em breve campanha de vacinação da dose de reforço (3ª dose). Para a médica, estamos em um bom patamar em relação aos números, mas ainda é preciso cautela, destacando a importância da vacinação completa.

Após manifestação dos representantes da área de saúde, o Presidente do Tribunal destacou que na última reunião do Comitê deu-se um passo adiante no processo de retomada, restaurando a Etapa 2.

O Desembargador observou que o ATO CONJUNTO TST.GP.GVP.CGJT Nº 217, de 23/8/2021, prevê que, nos órgãos superiores, a implementação da etapa intermediária 1 de retorno ao regime presencial, ocorrerá a partir de 1º de outubro de 2021.

Assim, o Presidente, propondo um equilíbrio racional, já que nenhum órgão de cúpula irá voltar às atividades presenciais em setembro, considerou que não seria conveniente para o TRT20 deliberar para um passo seguinte, devendo manter-se na Etapa 2 do Plano de Retomada. “Até lá, não se sabe o que pode acontecer… E como o Comitê do Tribunal tem uma reunião antes de outubro, muita coisa pode ocorrer… Se for de forma favorável, talvez se possa ir na direção do TST. Se não, será justificado o porquê de o Estado de Sergipe não o acompanhar”.

O Desembargador Presidente passou então a palavra para os representantes da OAB/SE, da ASSAT, do SINDJUF/SE, da ASTRA XX e do MPT/SE. Todos se manifestaram a favor da decisão proposta pela Presidência.

A OAB/SE e a ASSAT fizeram ressalvas relacionadas ao atendimento remoto das Varas, à liberação de alvarás e à comprovação de vacinação para acesso às unidades. O Desembargador Presidente declarou que, com relação aos pontos apresentados, serão tomadas providências no que for necessário.

O Diretor-Geral do TRT20, Tadeu Matos Henriques Nascimento, acrescentou que todas as medidas de segurança e de controle de acesso estão sendo seguidas desde a retomada da Etapa 2, que se iniciou em 9/8/2021.

Na sequência, os demais representantes do Comitê foram ouvidos. A Desembargadora Vice-Presidente do Tribunal, Rita de Cássia Pinheiro de Oliveira, concordou com a proposta da Presidência e observou a atual situação do Rio de Janeiro, em que se considera uma possível terceira onda, com a variante Delta. Os demais servidores e servidoras membros do Comitê também se manifestaram favoráveis à proposta da Presidência.

Por fim, o Presidente proclamou, por unanimidade, nos termos da proposta da Presidência, que o Comitê decidiu sugerir ao Tribunal a manutenção da Etapa 2 até nova deliberação, eventualmente a ser tomada na próxima reunião, que se realizará na última sexta-feira de setembro (24/9), às 14h, de forma telepresencial.

Leia a Ata da Reunião.

Ascom/TRT20

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Religação de energia elétrica pode ser solicitada por meio dos canais digitais
Ribeirópolis alcança marca histórica de 300 dias sem registro de homicídios
“Orientação e perfil são garantias de sucesso no mercado”, diz consultor
Socorro realizará drive-thru da Semana Nacional de Trânsito