Aracaju, 19 de setembro de 2021

O cuidado com os nossos mangues é urgente”, alerta Breno Garibalde

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na sessão parlamentar desta terça-feira (31), o vereador Breno Garibalde trouxe um assunto que precisa de muito cuidado atualmente, que são os mangues de Aracaju. O parlamentar destacou a participação em uma oficina, na prefeitura, para tratar do Plano de Manejo do Parque Municipal do Rio Poxim, que é um desejo antigo da população e traz a possibilidade de resolução de alguns conflitos socioambientais.

“O objetivo maior da criação do Parque Municipal, que surgiu em 2016 através do decreto nº 5.370, é a preservação dos recursos naturais da bacia do Poxim. Fiquei bem animado em ver que esse Plano de Manejo está acontecendo, porque a gente precisa voltar nossos olhares para essas temáticas ambientais de uma forma urgente. A instalação desse Parque também será positiva para a preservação de algumas faixas de manguezais, que são o meu foco na sessão de hoje”, destacou Breno.

Durante toda a semana, em suas redes sociais, o vereador vai abordar a temática dos mangues, que sofrem muito desde o surgimento de Aracaju. Para Breno, um dos principais problemas hoje em dia, é o descarte irregular de esgoto.

“Esses despejos irregulares, tanto de esgotos residenciais, quando industrias, são problemas muito graves. Em grande parte da cidade já existe a rede de esgoto, mas a ligação continua errada, fazendo com que esses dejetos sejam jogados diretamente nos rios e mangues. A maioria das pessoas não faz a ligação correta por falta de informação, ou por questões financeiras. Então eu faço um apelo para que a Deso e a prefeitura de Aracaju formem uma força tarefa para conscientizar, e até mesmo prestar assessoria técnica. Precisamos encarar esse problema de frente, ele já é muito antigo”, afirmou o vereador.

Breno finalizou a fala na sessão, convidando todos os parlamentares a refletirem sobre o tema e reforçando o apelo para preservação dos manguezais.

“Esse ecossistema é fundamental para a manutenção da vida de várias espécies, para filtrar as impurezas da água, para prevenir o avanço do mar, e para a garantia da sobrevivência das famílias que vivem dos mangues. Espero que a minha fala impulsione mais ações de conservação ambiental, e que a gente possa se unir nessa causa. Mangue é riqueza, identidade, e meio de vida”, ressaltou.

Foto assessoria

Por Felipe Martins

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe receberá mais de 64 mil vacinas contra Covid-19
Prefeitura em Ação é realizado no Povoado Mata do Peru
Jovem é presa suspeita de tráfico de drogas no bairro Olaria
VacinAju: confira a programação da repescagem e dose de reforço do fim de semana