Aracaju, 19 de abril de 2024
Search

Deputado sugere que Governo envie PL que facilite pagar IPVA

AAGEORGEO

O deputado estadual Georgeo Passos (Cidadania) sugeriu na manhã desta terça-feira (31/08), em discurso realizado na Assembleia Legislativa de Sergipe, que o  Governo do Estado viabilize algum benefício para que os sergipanos possam pagar o IPVA dos veículos que são licenciados em Sergipe.

De acordo com o parlamentar, essa alternativa pode ajudar os proprietários de veículos a pagarem os impostos dentro do prazo. “No ano passado, durante a pandemia, o governador Belivaldo Chagas encaminhou um projeto de lei para esta Casa, que concedia vantagens para que os motoristas pudessem pagar o IPVA em dia e este ano ele poderia fazer o mesmo. Isso certamente vai ajudar os motoristas a pagarem seus impostos em dia”.

Em seu discurso, o deputado trouxe dados recentes sobre a apreensão de veículos por licenciamento atrasado. “Segundo uma matéria da semana passada, cerca de 35% dos veículos de Aracaju estão inadimplentes em relação ao IPVA. Se analisarmos os números de Sergipe, atualmente nos arquivos do Detran, são 802.716 veículos sendo que 336.198 estão atrasados”.

Georgeo disse ainda que esse alto número de veículos é de motocicletas de pessoas que moram no interior. “Sabemos que grande parte desses veículos são de motocicletas que são apreendidas e que os proprietários destas motos são trabalhadores rurais e de pessoas que moram no interior. Seria interessante que o Governo pudesse encaminhar um projeto de lei concedendo estes benefícios até mesmo para que estas pessoas pudessem regularizar sua situação e ter seu veículo de volta”.

“O trabalhador da roça geralmente coloca todo o dinheiro que ele juntou com a lida na aquisição de uma moto e por causa de um imposto alto ele perde um bem que foi comprado com muito sacrifício. Além disso, a situação financeira ainda é bastante delicada, a carne está cara, o combustível está caro, então nada mais justo que o Governo ajude essas pessoas”.

Fonte e foto assessoria

Leia também