Aracaju, 17 de setembro de 2021

Semana da Pátria inicia com exposições virtuais sobre o desfile cívico de 7 de Setembro e homenagens

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
“Muito mais que um marco comemorativo, é sobretudo um dia de reafirmação e fortalecimento da nossa identidade como brasileiras e brasileiros”, afirma a diretora do Arquivo Público de Sergipe, Sayonara Rodrigues

A programação da Semana da Pátria teve início nesta quarta-feira, 1º de setembro, com duas exposições virtuais, que podem ser acessados pelo portal da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) até o dia 30 deste mês, através do link: https://bit.ly/3kHQuRp .

Uma delas é sobre as “Memórias dos desfiles escolares da rede estadual em Sergipe”, na qual o público poderá encontrar informações e fotografias enviadas por todas as diretorias regionais de educação referentes aos desfiles escolares de cada instituição de ensino ao longo das décadas.

Ainda no mesmo portal, é possível encontrar a segunda exposição, uma homenagem a Almir Garcez, que foi chefe do Cerimonial da Seduc por muitas décadas, e ao maestro Rivaldo Dantas, que também por muitos anos regeu a SECBanda. Já falecidos, os dois homenageados foram figuras de grande importância na história dos desfiles de 7 de Setembro em Sergipe. Os memoriais apresentam fotografias e informações sobre as trajetórias de Almir Garcez e Rivaldo Dantas no contexto das festividades da Independência do Brasil ao longo dos anos.

Uma outra exposição também já foi iniciada no Arquivo Público de Sergipe. Com o tema “A participação de Sergipe no processo de consolidação da independência do Brasil”, a mostra vai até o dia 30 de setembro, e é aberta ao público em geral. Para evitar aglomerações, as pessoas interessadas deverão agendar o horário da visita, que será entre às 8h e às 13h. Os visitantes poderão ver presencialmente documentos referentes à participação de Sergipe no processo de independência do Brasil.

A diretora do Arquivo Público de Sergipe, Sayonara Rodrigues, destaca a importância dessa comemoração. “A Semana da Pátria deve ser compreendida como momento de reflexão sobre nosso processo histórico de independência, pois é mais uma oportunidade para pensar sobre quem somos como povo e como nação. Muito mais que um marco comemorativo, é sobretudo um dia de reafirmação e fortalecimento da nossa identidade como brasileiras e brasileiros”, disse.

Semana da Pátria

Após a suspensão do Desfile Cívico da Avenida Barão Maruim e das comemorações públicas deste ano, devido à pandemia do novo coronavírus, a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc) já planejou a programação da Semana da Pátria, que além das exposições presenciais, contará também com webinário e palestra.

Com o tema “Caminhos da Independência: reflexões e processos”, a cerimônia de abertura acontecerá na próxima sexta-feira, 3, às 10h, no canal do YouTube da Seduc, contando com uma palestra da professora da Universidade de São Paulo (USP), Lilia Katri Moritz Schwarcz; abertura do secretário de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura, Josué Modesto dos Passos Subrinho, e da diretora do Arquivo Público de Sergipe, Sayonara Rodrigues do Nascimento Santana. O tema da palestra online será “Que Independência Queremos Comemorar?”

No dia 6 de setembro será realizado um Webinário com o tema “A participação do Nordeste no processo de independência do Brasil”. O evento será transmitido pelo canal do YouTube Educação Sergipe, no horário das 15h às 17h, e a palestra será ministrada pelos professores Edna Maria Matos Antônio (UFS) e Pedro Vilarinho Castelo Branco (UFPI), com mediação do professor Wanderlei de Oliveira Menezes.

A Semana da Pátria visa a promover uma reflexão sobre o processo histórico, social, político e cultural que culminou na Independência do Brasil; interpretar a participação de Sergipe no movimento de independência; e ilustrar como a rede estadual de ensino, historicamente, se apresenta e dialoga com a sociedade diante das festividades alusivas ao 7 de setembro.

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Ação alusiva à Semana da Árvore acontece neste sábado, no RioMar Aracaju
UNINASSAU Aracaju mantém ações pelo Setembro Amarelo
Edição especial do Praia limpa será realizada neste sábado
Prefeitura de Aracaju inicia recuperação da avenida Santos Dumont