Aracaju, 22 de setembro de 2021

Riachão do Dantas e Tobias Barreto aderem ao programa Sergipe pela infância

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Ao todo, já são cinco municípios que aderiram ao programa: Maruim, Rosário do Catete, Riachão do Dantas, Santana de São Francisco e Poço Redondo

Nesta quarta-feira, 01, a caravana do Sergipe pela Infância esteve no município de Riachão do Dantas para apresentar aos gestores de Riachão do Dantas e Tobias Barreto a iniciativa que prevê estratégias de desenvolvimento integral de crianças de zero a 6 anos. Ao todo, já são cinco municípios que aderiram ao programa (Maruim, Rosário do Catete, Riachão do Dantas, Santana de São Francisco e Poço Redondo).

Para a vice-governadora Eliane Aquino, que acompanha as agendas do Sergipe pela infância pelo interior do estado de Sergipe, agenda a pauta da infância tem se tornado uma prioridade dentre os municípios sergipanos. “Estamos com a caravana do Sergipe pela Infância na estrada desde agosto e até agora, em todos os municípios que fomos, tivemos a resposta positiva para que as políticas para a infância fossem priorizadas. Não é um trabalho fácil nem tão pouco simples de ser realizado, porém, com vontade política, investimento e pensamento nos que mais precisam, poderemos ter bons frutos.

A prefeita de Riachão do Dantas Simone Andrade explica que o investimento na primeira infância uma decisão de gestão. “Ficamos muito felizes com a visita da vice-governadora Eliane Aquino e toda a sua equipe na nossa cidade. Temos certeza que através desse programa, que já é uma realidade em algumas cidades sergipanas, estaremos mudando a história da nossa população”.

Em entrevista concedida à fundação Marília Souto Vidigal, uma das instituições parceiras na formatação do programa Sergipe pela infância, Daniel Siegel, da Universidade da Califórnia, disse que brincar é essencial para o desenvolvimento intelectual, emocional e social. “Sentar as crianças à frente de telas não é brincar. Competir numa equipe também não é o que nós queremos dizer com brincar. Brincar é uma interação espontânea e autêntica, livre de julgamentos. Há muitos estudos que mostram que se não brincarmos podemos ter menos competências emocionais e sociais, bem como criativas”, afirmou.

O cuidado com as crianças precisa acontecer de forma integral e para isso também falamos sobre a importância da união de esforços entre Saúde, Educação, Assistência Social para que nós possamos trabalhar dentro de todas as necessidades que as crianças têm desde o ventre materno. Tobias Barreto também adere ao Sergipe pela Infância com muita alegria e comprometimento”, assegurou o vice-prefeito de Tobias Barreto, César Prado, que representou o prefeito Dilson de Agripino.

O evento ainda contou com a presença de técnicos das áreas de Saúde, Saúde, Educação, Assistência Social dos municípios e com o delegado de Riachão do Dantas, Bruno Santana, que falou sobre a importância de investimentos em políticas públicas integradas na primeira infância para que os governos posam investir menos em segurança na etapa adulta.

Foto: Danillo França

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Após 11 dias de greve, Maruim continua sem prazo de pagamento
Cassação assusta o governo
Doação: Unit recebe 500 vade-mécuns entregues pelo senador Alessandro Vieira
Senadora vota a favor da PEC que isenta gestores por não cumprirem limite de gastos com educação