Aracaju, 25 de setembro de 2021

Sergipe ganha Centro de Excelência para Doenças Cardiorrespiratórias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em funcionamento desde dezembro de 2020, unidade foi criada com o objetivo de atender pacientes acometidos pela Covid-19 e, hoje, é aberta para todos os beneficiários

O Instituto de Promoção e de Assistência a Saúde de Servidores do Estado de Sergipe – Ipesaúde inaugurou esta semana o Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto, uma unidade de excelência para o tratamento de doenças cardíacas e respiratórias, destinado aos beneficiários do serviço.

A Unidade foi criada, no final do ano passado, com o objetivo de atender pacientes acometidos pela Covid-19, que haviam ficado com sequelas, como explica a coordenadora da unidade, Maria de Lourdes Menezes. “O Centro foi criado com a intenção da gente dar suporte aos pacientes sequelados da pós Covid-19. Nós estamos funcionando desde o mês de dezembro, e durante este período o atendimento foi específico para esta clientela. Neste ano, com a redução dos casos positivados, nós ampliamos os serviços ofertados e a unidade é aberta para todos os beneficiários”. afirmou.

Para o gerente das unidades do Ipesaúde, João Batista de Aragão Neto, o Centro Cardiorrespiratório é motivo de orgulho para os beneficiários. “Este novo prédio é mais uma obra que vem para somar durante essa gestão e trazer mais conforto e satisfação aos nossos beneficiários, com toda a qualidade que eles merecem e com profissionais capacitados para o tratamento de doenças cardiorrespiratórias”, destacou.

Na unidade, 38 profissionais, entre técnicos de enfermagem, enfermeiros, nutricionistas, médicos, fisioterapeutas e diversos outros, já realizaram mais de 20 mil atendimentos, desde dezembro, nas especialidades de consulta de enfermagem, cardiologia, pneumologia, clínico geral, alergista, otorrinolaringologia, cirurgia torácica e fisioterapia.

De acordo com a pneumologista Rafaela Mota, que faz parte da formação da nova unidade, a assistência ao beneficiário será completa. “Queremos abordar todos os pacientes com doenças cardíacas e respiratórias. Aqui no Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto, a gente vai desde a prevenção com o tabagismo, por exemplo, promovendo ações contra os efeitos e malefícios até o tratamento em diversas especialidades. Nossa intenção é prevenir, diagnosticas e tratar”, disse.

Participaram da inauguração diversas autoridades, entre elas a vice-governadora Eliane Aquino, representando o Governo do Estado, George Trindade, secretário de Administração do Estado e presidente do Conselho Deliberativo do Ipesaúde, o deputado estadual Adailton Martins, Josenito Vitale, presidente da Câmara Municipal de Aracaju e dos vereadores Vinicius Porto e Professor Bittencourt, Gracinha, ex-prefeita de Itaporanga e muitos outros.

Durante o pronunciamento, o diretor-presidente da autarquia, Christian Oliveira, relembrou por todas as obras que o espaço inaugurado passou. “Esse espaço há 5 anos funcionava o almoxarifado do Ipesaúde, e dentro do nosso planejamento estratégico, transformamos ele em um Centro de Atendimento para melhor acolher os beneficiários. Com a chegada da pandemia, no ano passado, reformamos e transformamos ele em uma Unidade de Internamento Provisório, que atendeu 94 pacientes, e hoje estamos inaugurando o Centro Cardiorrespiratório Jason Gois da Silva Neto”.

Jason Gois da Silva Neto, um grande comunicador sergipano, formado em jornalismo e radialismo, e ex-vereador por Aracaju, desempenhou um papel relevante e essencial para a assistência de todos os beneficiários do Ipesaúde, ao longo dos 32 anos como servidor desta autarquia. Os pais Adilson Carvalho e Joselice Carvalho, e os irmãos Fábio Henrique, Adilson Júnior, Taciana e Vagner se emocionaram com as homenagens.

“Gratidão ao governador Belivaldo Chagas, que nos ligou logo após o falecimento de Jason para dar a notícia da homenagem, gratidão ao Dr. Christian pela homenagem prestada e a todos os servidores do Ipesaúde, porque esse pedaço de chão estava no coração de Jason, e tenho a certeza que onde ele estiver, ele está muito feliz. Uma homenagem justa. Nós estamos felizes e agradecidos por eternizar o nome dele no centro”, disse Fábio Henrique, irmão de Jason.

Representando o Governo do Estado, a vice governadora, Eliane Aquino falou sobre a importância da homenagem a Jason Neto. “É muito merecida. Por toda a história de Jason, não só como vereador, mas principalmente como servidor público do Ipesaúde e pelo amor que ele carregava por está instituição. É uma honra, para o governo do estado, ter o nome de Jason nesta nova unidade que foi tão esperada, que atende a todos seus beneficiários com muita qualidade, dignidade e muito profissionalismo. Hoje a equipe que temos no Ipesaúde não deixa a desejar nenhum outro plano de saúde”.

O secretário de Administração do Estado, George Trindade, e presidente do Conselho Deliberativo do Ipesaúde, falou sobre o trabalho realizado pela gestão e sobre a homenagem. “Foi inaugurado hoje um centro de excelência, como tudo que o Ipesaúde tem se proposto a fazer. Sem sobra de dúvidas o presidente Christian Oliveira tem conduzido muito bem essa instituição. Essa homenagem foi mais do que justa, Jason tinha duas paixões que se destacavam: a comunicação e o Ipesaúde. A forma calorosa e afetuosa que Jason tratava a todos é um exemplo de todo o serviço que o a autarquia presta”.

O presidente da Câmara Municipal de Aracaju Josenito Vitale, também prestigiou o evento e se emocionou com a homenagem prestada ao colega. “Jason foi um parlamentar brilhante durante seu mandato. É uma homenagem mais que justa. Agradeço a Christian Oliveira e toda a sua diretoria por essa belíssima homenagem que faz a este homem publico e cidadão que foi Jason Neto. Que essa homenagem ele possa receber de onde estiver”.

“Jason Neto representa a síntese do servidor do Ipesaúde. Trabalhou aqui por mais de 30 anos, dedicou parte de sua vida ao instituto, nas mais diferentes funções, e com muita competência como Diretor de Promoção a Saúde, até se tornar vereador por Aracaju. Jason é uma pessoa muito especial, um comunicador extraordinário e não era diferente como ele conduzia tudo dentro do Ipesaúde. Não tinha um dia que Jason não se apresentava com o sorriso estampado no rosto. Nada mais justo homenagearmos ele”, ressaltou o presidente do Ipesaúde, Christian Oliveira.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado