Aracaju, 25 de setembro de 2021

Atendimentos psiquiátricos gratuitos serão realizados em Aracaju   

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Ação faz parte da Campanha Setembro Amarelo em Sergipe, que chama atenção para a urgência mental.

O setembro amarelo em Sergipe segue com diversas ações, entre elas o atendimento psiquiátrico gratuito ofertado pela Equilíbrio Clínica Dia, Urgência Mental e Assistência Integrada. As consultas acontecem de 13/09 a 17/09, os interessados precisam agendar com antecedência através do telefone (79) 9 9861-7781, as vagas são limitadas.

“Neste ano o foco da nossa campanha é falar sobre a urgência mental, como identificar situações de emergência relacionadas à saúde mental, essa ação salva vidas”, afirma Kelly Coutinho, Assistente Social e Sócia-administradora da Equilíbrio Clínica Dia, Urgência Mental e Assistência Integrada.

A pandemia de covid-19 intensificou os casos de ansiedade, depressão e outros transtornos mentais.  Aproximadamente 20% dos atendimentos em emergências são de ordem psicológica/psiquiátrica e o suicídio é uma das causas de morte evitáveis. Em entrevista, o Psiquiatra e Responsável Técnico da Equilíbrio Clínica Dia, Urgência Mental e Assistência Integrada, Dr. Alexandre Agacir, falou sobre o que deve ser feito ao detectar um quadro como esse.

A urgência mental tem um papel fundamental na assistência imediata. “Há pessoas com ideação suicida (associado a pensamentos de morte/suicídio) e pessoas com tentativa de suicídio (quando cometem algum ato voluntário com a intenção de morrer). Todo serviço de emergência (seja clínico ou em especial a urgência mental) tem a função de identificar, iniciar o tratamento e realizar encaminhamentos para as pessoas em sofrimento mental. Importante ressaltar que podemos evitar as mortes decorrentes do suicídio através do tratamento dos transtornos mentais, pois mais de 90% das pessoas que cometem o suicídio apresentam algum diagnóstico ou sintomas no momento do ato”, explica.

A maioria dos transtornos identificados são: depressão (principal causa), seguido de transtorno bipolar, uso/abuso de álcool e outras drogas, transtornos de personalidade (principalmente personalidade instável/borderline e antissocial e esquizofrenia. A possibilidade de atendimento em uma urgência mental (a exemplo da urgência mental da Equilíbrio Clínica Dia) traz a possibilidade de um atendimento especializado com equipe médica, de enfermagem, de psicologia e de serviço social), além de ser mais humanizado para quem está em sofrimento mental.

Ao perceber que o indivíduo apresenta pensamentos suicidas (seja através de alterações de comportamento, isolamento social, postagens em redes sociais, cartas de despedidas, declarações sobre planejamento ou até mesmo com tentativas prévias), é importante levar esse amigo/familiar para uma avaliação com um profissional de saúde mental (psicólogo, psiquiatra). “Sabemos que o suicídio tem múltiplas causas (tanto de ordem pessoal, familiar, social e econômicas) mas sempre traz intenso sofrimento mental, necessitando de apoio familiares, psicoterapia e em alguns casos a necessidade de medicações”, afirma Dr. Alexandre.

O papel da urgência mental é dar atendimento imediato para pessoas em sofrimento mental, evitando assim, situações de tentativas de suicídio ou situações de fatalidade. “Quando o indivíduo apresenta uma tentativa de suicídio, há um grande componente de ambivalência (desejo de vida e de morte ao mesmo tempo), bem como um grande componente de impulsividade. Quando o indivíduo tem a oportunidade de falar com um profissional de saúde que irá acolher e não julgar seus atos ou pensamentos, as chances de adesão ao tratamento e a identificação correta da existência de algum transtorno mental também aumentam”, destaca.

Além da identificação de algum transtorno mental (sendo a depressão o transtorno mais comum), também é importante identificar estressores (gatilhos) existentes. “Como por exemplo, a separação conjugal, conflitos de sexualidade, luto recente, diagnóstico de alguma doença clínica grave, diagnóstico recente de HIV, (devido o estigma social), etc. Para que ocorra uma correta avaliação dos fatores de risco e a necessidade de tratamento, precisamos de profissionais treinados em atender urgências mentais. Sempre vale lembrar: tentativa de suicídio é uma emergência médica”, alerta.

A Primeira Urgência Mental e Assistência Integrada do Nordeste fica em Aracaju. A instituição surgiu da necessidade logística, já que antes só existia um único serviço de urgência mental para o estado de Sergipe inteiro, atendendo as demandas do sistema único de saúde, o SUS, como também do setor privado. A procura muito alta para apenas uma instituição refletia no tratamento oferecido à população. O grande diferencial do projeto capitaneado pela Equilíbrio Clínica Dia é que caso o paciente não estabilize durante o tempo que estiver em observação na urgência mental, há a possibilidade de ele permanecer em tratamento em uma internação de curta permanência de no máximo vinte dias, com acompanhamento médico, psicológico e terapêutico. A Equilíbrio Urgência Mental e Assistência Integrada 24h fica localizada na Rua José Pacheco no Bairro Jabotiana em Aracaju, o público pode adquirir mais informações através do telefone (79) 99861-7781.

Foto: divulgação.

Fonte: Jornalista Rodrigo Alves

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia prende mulher que praticou roubo de motocicleta no Bugio
Enock Ribeiro, secretário Socorro, recebe Título de Cidadão Sergipano
Eliane participa reunião com articuladores do Selo UNICEF
Fábio Reis assina ordem de serviço para pavimentar povoado