Aracaju, 17 de setembro de 2021

Falta de vergonha na janela

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por Adiberto de Souza *

Caso o Congresso mantenha a proibição das coligações proporcionais, a próxima troca de partidos entre os deputados será movimentada. A janela partidária, permitindo a mudança de legenda sem o risco de perder o mandato, acontecerá em março de 2022. É preciso dizer que esse dispositivo da lei eleitoral virou um descarado trampolim para os políticos pularem a cerca visando unicamente benefícios pessoais. Ao ser criada, o principal objetivo da janela partidária era permitir que o parlamentar em litígio com seu partido mudasse de endereço sem ser punido. Esperava-se, inclusive, que o suplicante batesse na porta de uma sigla com coloração ideológica parecida com a que estava deixando. Ledo engano! Foi-se o tempo em que o sujeito nascia e morria UDN ou PSD. Atualmente, a grande maioria dos deputados dispostos a pular a cerca partidária busca garantir a reeleição.  Portanto, a janela partidária serve principalmente para expor a falta de vergonha da classe política. Crendeuspai!

Volta ao batente

Muita gente não sabe, mas o pastor evangélico Virgínio Carvalho (DEM) não é mais senador. O reverendo substituiu Maria do Carmo Alves (DEM) em julho último, e deveria permanecer no parlamento por quatro meses, porém a demista resolveu voltar ao batente antes do prazo combinado. Aliás, a senadora não participou da votação da Medida Provisória da chamada “minirreforma trabalhista, ocorrida anteontem. Segundo a assessoria de dona Maria, ela tinha outro compromisso justo no horário da sessão. Ah, bom!

Reunião em Brasília

E quem deu com os costados em Brasília foi a delegada Danielle Garcia, presidente do Podemos em Sergipe. A fidalga se reuniu com o senador Álvaro Dias (Pode) para tratar “sobre diversos projetos importantes para o Brasil”. Danielle retornou confiante de que a anunciada quarentena para policiais e magistrados não será incluída no projeto de reforma do Código Eleitoral. Marminino!

Me dá um dinheiro aí

E quem bateu à porta do gabinete de Ciro Nogueira (PP), ministro-chefe da Casa Civil, foi o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT). Como presidente da Frente Nacional de Prefeitos, o pedetista foi pedir um dinheirinho ao governo Bolsonaro. Entre as reivindicações feitas por Edvaldo está a liberação imediata de R$ 5 bilhões para que os municípios possam subsidiar as gratuidades nos ônibus para os idosos com mais de 65 anos. O ministro escutou o pleito e prometeu analisa-lo com carinho. Então, tá!

Assédio na caserna

Exatos 39,2% das policiais declaram ter sido vítimas de algum tipo de assédio (moral ou sexual) dentro da corporação. É o que revela a pesquisa “As Mulheres nas Instituições Policiais”, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. Entre os homens, dos 20,1% que declararam que foram assediados, 95,6% sofreram assédio moral. Home vôte!

Petição de miséria

Cerca de um milhão de trabalhadores vivem na maior pobreza em Sergipe. Essa informação é do economista Luís Moura, coordenador do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Sócioeconômicos (Dieese). Segundo o distinto, cerca de 203 mil residentes no estado estão procurando emprego, enquanto os servidores públicos padecem com uma perda salarial de 52%. Para se ter uma ideia, o último reajuste salarial concedido ao funcionalismo estadual foi no distante 2014. Misericórdia!

Governo de factóides

Fica cada dia mais claro que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e sua equipe não possuem qualquer plano de governo para o Brasil. Sem um norte a perseguir, os governistas recorrem aos factoides midiáticos visando gerar lucros instantâneos. Isso ocorre porque Bolsonaro é um político despreparado. Não esqueçam que o presidente era um deputado medíocre, do baixíssimo clero, que não tinha o menor interesse pela produção de políticas públicas. Sinceramente, o Brasil está no mato sem cachorro. Danôsse!

Proposta esquecida

Quando era deputado estadual, o prefeito de Estância, Gilson Andrade (PTC), defendeu a implantação de um campus federal de engenharia naquele município. Lamentavelmente, a bandeira de Gilson não foi erguida por nenhum outro político com mandato, embora Estância responda por mais de 70% das exportações de Sergipe. Portanto, o campus defendido pelo prefeito seria fundamental na formação da mão de obra especializada para o polo industrial estanciano. Vixe!

Paulo Freire vive

A conferência ‘a atualidade do pensamento de Paulo Freire no século XXI’ abriu, ontem, na Assembleia Legislativa as comemorações pelo centenário do patrono da educação brasileira. O conferencista, professor doutor Cristian Góes, falou sobre a história de vida de Paulo Freire e de como ele lutou para combater o analfabetismo, principalmente de jovens e adultos. Autor da proposta para as comemorações pelo centenário do ilustre educador pernambucano, o deputado estadual Iran Barbosa (PT) ressaltou que Freire é referência internacional e que precisa ser sempre reverenciado pelos brasileiros. Certíssimo!

Terra treme

A terra tremeu, ontem, no município sergipano de Canhoba. Segundo o Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o tremor teve magnitude 1.5. Esta não foi a primeira vez que a terra tremeu naquela região. Em 2020, foram registrados cerca 130 abalos sísmicos em Canhoba. Ante do abalo de ontem, o último tremor de terra naquele município aconteceu no dia 2 de dezembro do ano passado, alcançando a magnitude 1.5 na escala Richter. Aff Maria!

De olho no governo

E o DEM sergipano pensa mesmo em colocar nas ruas uma chapa majoritária. Reunião de dirigentes do partido discutiu a necessidade de resgatar o legado deixado pelo ex-governador João Alves Filho. Disposto a disputar uma cadeira na Câmara Federal, o presidente do DEM no estado, José Carlos Machado, prometeu empenho e trabalho para que a legenda faça bonito em 2022. Aguardemos, portanto!

Recorte de jornal

Publicado no aracajuano Diário da Tarde, em 1º de dezembro de 1933.

* É editor do Portal Destaquenotícias

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sesc lança Semana Move na orla de Atalaia em Aracaju
Semana Nacional do Trânsito é aberta em Sergipe
Incêndio atinge apartamento no Centro de Aracaju. O trabalho durou cerca de 3 horas
Aracaju: Avenida Beira Mar terá trânsito temporariamente bloqueado domingo