Aracaju, 17 de setembro de 2021

É ideal praticar o mesmo exercício físico todos os dias?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Práticas repetitivas podem gerar sobrecarga nos músculos, explica o Dr. Hugo Melo

Criar uma rotina saudável com o hábito regular dos exercícios físicos tem se tornado uma saída para muitas pessoas que desejam manter um estilo de vida ativo. Porém, especialistas alertam que realizar o mesmo treino de forma repetitiva todos os dias pode causar graves problemas à saúde.

O professor do curso de Educação Física da Universidade Tiradentes, Dr. Hugo Melo, explica que caso seja realizado  o mesmo treino todos os dias, o músculo pode sofrer uma sobrecarga. “O músculo tem a função de contrair e relaxar durante todo o período de nossa vida. Para tal função ser mais específica, se faz necessário o descanso. Pois, quando se gera uma contração muscular, várias micro lesões aparecem no músculo, gerando assim, a necessidade do descanso. Descanso esse, que provocará uma regeneração tecidual de maior qualidade”, reitera.

Por exemplo, quando é praticado exercícios de musculação todos os dias na semana, nos mesmos aparelhos e trabalhando os mesmos músculos, sem respeitar o processo de recuperação, seu corpo pode apresentar desde uma grave lesão muscular até danos aos tendões, ligamentos e articulações. Uma das síndromes mais comuns em casos como esse é a síndrome de overtraining, que causa uma diminuição de rendimento excessiva, acompanhada de sintomas que incluem fadiga muscular, além de alterações psicológicas, cognitivas, sociais, fisiológicas e físicas, fazendo com que o corpo entre em um estágio de colapso crônico.

Se você realiza todos os dias o mesmo treino, estará dando ao seu corpo menos de 24 horas para se recuperar, e, novamente, a recuperação insuficiente pode resultar em falta de progresso geral em relação aos seus objetivos ou algo mais grave como um problema de saúde. Para perceber quando o seu corpo precisa dar uma pausa nos treinos regulares, fique atento aos sinais que podem ser a dor muscular extrema, alterações de humor, problemas durante o sono, frequência cardíaca alta e dificuldade para exercer atividades que antes eram fáceis e prazerosas.

É nesse momento que o conhecimento do profissional de Educação Física se faz necessário durante a prática de atividades físicas através da periodização do treinamento individual. “Para realizar um treinamento específico é de suma importância procurar um profissional de educação física de qualidade e registrado no CREF. Assim, você terá mais delineamento no treinamento, focando nos objetivos e limitações”.

Assessoria de Imprensa

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sesc lança Semana Move na orla de Atalaia em Aracaju
Semana Nacional do Trânsito é aberta em Sergipe
Incêndio atinge apartamento no Centro de Aracaju. O trabalho durou cerca de 3 horas
Aracaju: Avenida Beira Mar terá trânsito temporariamente bloqueado domingo