Aracaju, 21 de setembro de 2021

Aracaju disponibiliza 3 pontos para pessoas com síndromes gripais

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Atualmente, três unidades de saúde administradas pela Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS),  funcionam exclusivamente para atendimentos a pacientes com síndrome gripal: hospitais municipais Fernando Franco e Nestor Piva, em regime de plantão 24 horas, e a UBS Lauro Dantas, no bairro Bugio, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Logo que as primeiras contaminações foram registradas em 2020, a gestão municipal disponibilizou oito UBSs para esse atendimento exclusivo, inserido no conjunto de medidas estratégicas da Prefeitura no combate à proliferação da covid-19 na capital sergipana.

Contudo, por conta da redução da procura pelo serviço, reflexo da diminuição de casos de covid-19, a quantidade de unidades precisou ser reduzida. Segundo a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, os dados epidemiológicos da capital sergipana apontam uma queda de 87,59% no número de novos casos de covid-19, comparando as duas últimas semanas.

Aracaju também registra queda de 56% na positividade dos exames, em 14 dias. Para a média de internamento, a redução é de 49,46%. Já no número de óbitos, comparando com o mês de julho, a cidade apresentou uma queda de 78, 66%.

Canais de atendimentos

Como estratégia para que os pacientes continuassem sendo assistidos, a Prefeitura de Aracaju criou a Central Telefônica 0800 729 3534, um dos principais canais de comunicação entre a população e alguns serviços da rede de saúde da capital.

“A partir da central, os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) podem tirar dúvidas e receber orientações sobre a covid-19, além de acessar o serviço de apoio psicológico e ainda agendar consultas (gestantes, hipertensos e diabéticos, bem como a consulta odontológica eletiva)”, destaca Waneska.

O cidadão também pode acessar o Portal da Saúde e o aplicativo “Mais Saúde Cidadão” que colocam à disposição dos aracajuanos diversos serviços ofertados pelo Sistema Único de Saúde.

Foto André Moreira

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe sem óbito por Covid nesta segunda e 32 novos casos
Aumento expressivos de assaltos, uso e tráfico de drogas na praia da Cinelândia em Aracaju
Juma de ‘Pantanal’: Alanis Guillen revela reação à notícia, detalha preparação
Juliette revela temor no ‘BBB21’: ‘O impulso inicial é devorar, julgar, e isso me dava medo’