Aracaju, 17 de setembro de 2021

Aracaju ultrapassa marca de 456 mil pessoas vacinadas contra covid-19

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Nesta terça-feira, 7, feriado nacional da Independência, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou mais 1.360 aracajuanos, sendo 53 adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente, entre 12 e 17 anos, público prioritário neste momento, e 1.307 pessoas que precisavam tomar a segunda dose da AstraZeneca até o dia 13 de setembro e da Pfizer até o dia 16 de setembro, inseridas na antecipação vacinal.

Com isso, Aracaju chegou à marca de 456.004 pessoas vacinadas, o equivalente a 80,1% da população geral. Até a próxima sexta-feira, dia 10, para receber a vacina, os adolescentes acompanhados dos responsáveis devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome dos pais e relatório médico que ateste a comorbidade.

Devido à baixa procura pela vacina no fim de semana, a SMS alterou, somente nesta terça, os locais de vacinação. Para a primeira dose, os pontos de vacinação para adolescentes com comorbidades e com deficiência foram a Unit; e o drive-thru do Parque da Sementeira.

“É um novo nascimento para o meu filho. Estamos fazendo nossa parte nessa luta que envolve o mundo inteiro. A expectativa era muito grande, o coração de pai depois da vacina está mais tranquilo”, explica Rosevaldo dos Santos, que acompanhou o filho, Ronald Felipe Santos, de 16 anos, para tomar a primeira dose na Universidade Tiradentes (Unit).

Ainda a Unit, Matheus Ornelas, com a mãe Daiana Ornelas, recebeu a primeira dose do imunizante. “O coração agora está aliviado. Venham se vacinar, vacinas salvam”, enfatiza.

Outro ponto de vacinação para a primeira dose, foi o drive-thru do Parque da Sementeira. Luiz Gustavo Silva, 14 anos, foi tomar sua vacina acompanhado dos pais. “Confio na vacina e recomendo para todos”, destacou o adolescente.

Dose de reforço

A segunda dose do imunizante Pfizer para quem precisa receber vacina até 16 de setembro foi disponibilizada na Unit e no Parque da Sementeira. Já a segunda dose de AstraZeneca para quem precisa completar o ciclo vacinal até 13 de setembro foi ofertada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cândida Alves, Augusto Franco e também no drive do Parque da Sementeira.

Flávio Sobral tomou sua segunda dose da Pfizer no Parque da Sementeira, estava satisfeito e feliz com a finalização do seu ciclo vacinal. “Esse dia foi de muita satisfação. Todos temos que ter a consciência da importância da vacina, a proteção que ela traz não é só para pessoa, é para todo mundo que está ao redor”, disse.

Na UBS do Augusto Franco, José Edulisio Andrade tomou a sua segunda dose da AstraZeneca. “O sentimento é de mais tranquilidade. Espero que todos tomem, pois quanto mais pessoas vacinadas, mais proteção a gente vai ter. Para quem não tomou, recomendo a todos que venham tomar, porque é importante para a imunidade coletiva”, afirmou.

Na UBS Cândida Alves, Juscilene Oliveira concluiu seu ciclo vacinal. “Hoje com a segunda dose da AstraZeneca, conclui meu esquema vacinal com a sensação de dever cumprido. A vacina é necessária e não é possível que nos tempos de hoje ainda existam pessoas que têm uma certa resistência. Espero que essas pessoas se conscientizem”, alertou.

Continuidade do cronograma

A vacinação de adolescentes com comorbidades e deficiência permanente segue até sexta-feira, 10.

Os pontos de vacinação da capital, a partir de quarta, são: Unidades Básicas de Saúde Onésimo Pinto (Jardim Centenário) e Santa Terezinha (Robalo), os shoppings Riomar (Coroa do Meio) e Aracaju Parque Shopping (Industrial), as universidades Tiradentes (Augusto Franco) e Maurício de Nassau (avenida Augusto Franco) e o auditório da Escola Presidente Vargas (Siqueira Campos), das 8h às 16h, e no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 17h, mediante apresentação do código autorizativo após cadastro no VacinAju.

Antecipação

Os pontos para antecipação da segunda dose de AstraZeneca são: UBSs Cândida Alves (Santo Antônio), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Augusto Franco (Farolândia), das 8h às 16h; e os drive-thrus do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, que funcionam das 8h às 17h. Devem procurar os pontos quem precisa receber a segunda dose até 13 de setembro.

Já os pontos de antecipação da dose de reforço da Pfizer para quem tem que receber vacina até 16 de setembro são o Externato São Francisco (Suíssa), Auditório Antônio Vieira Neto (Siqueira Campos), Universidade Tiradentes (Farolândia), Uninassau (avenida Augusto Franco) e UBS Santa Terezinha (Robalo), das 8h às 16h, além dos drives do Parque da Sementeira e do 28º Batalhão de Caçadores, das 8h às 17h.

Para ser vacinado basta levar o cartão de vacina comprovando que tomou a primeira dose, um documento com foto e CPF e um comprovante de residência de Aracaju em nome da pessoa a ser vacinada.

Foto SMS

 

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

UNINASSAU Aracaju mantém ações pelo Setembro Amarelo
Edição especial do Praia limpa será realizada neste sábado
Prefeitura de Aracaju inicia recuperação da avenida Santos Dumont
CUT denuncia à Adema e Ministério Público Federal fábricas de suco no município de Estância que contaminam meio ambiente