Aracaju, 23 de setembro de 2021

Iluminação Pública: de quem é a responsabilidade?

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A iluminação pública por meio dos postes de luz é fundamental para a qualidade de vida das comunidades. Quem precisa sair às ruas à noite, principalmente nas áreas urbanas, certamente se sente mais seguro ao transitar por um local iluminado. Mas, você sabe de quem é a responsabilidade pelo serviço de iluminação pública?

Por determinação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a responsabilidade pela iluminação pública é das prefeituras. A medida é válida em todo o Brasil e cabe às gestões municipais o trabalho de elaboração de projeto, implantação, expansão, atendimento, operação e manutenção dos sistemas de iluminação pública, o que inclui o funcionamento adequado para evitar problemas como luminárias acesas durante o dia ou apagadas durante a noite.

“Às concessionárias de energia, como a Energisa Sergipe, compete o trabalho de prover as redes de distribuição de energia elétrica em plenas condições para suprir a carga do sistema de iluminação pública com qualidade e continuidade no abastecimento”, explica o gerente de Serviços Comerciais da Energisa Sergipe, Wellington Aranha.

Em Aracaju, para postes com lâmpadas queimadas, o cidadão deve ligar para o call center, sob responsabilidade da prefeitura, por meio do número 0800 002 1743 ou utilizar o aplicativo Conecta Aracaju disponível para download gratuito na PlayStore. Na plataforma, é possível informar o local, o problema e enviar a solicitação de reparo, que é repassada para a central de atendimento.

Quando contatar a Energisa?

A Energisa continua responsável pelo fornecimento de energia elétrica e sempre pronta a atender a comunidade. A empresa deve ser contatada em casos de árvores próximas à rede elétrica, postes de distribuição de energia danificados e fios ou cabos da rede de distribuição caídos nas ruas.

Jamais se aproxime de fios caídos e não permita que outras pessoas se aproximem, porque eles podem estar energizados e provocar choques elétricos.

Para falar com a Energisa, acesse os canais de atendimentos:

– Aplicativo: Energisa On (disponível para iOS, Android e Windows Phone)

– WhatsApp Gisa: (79) 98101-0715

– Site: www.energisa.com.br

– Facebook: www.facebook.com/energisa

– Call Center: 0800 079 0196

Por Adriana Freitas

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto
Seduc finaliza mais um ciclo formativo para professores do Programa Alfabetizar pra Valer
Em ação do TCE/SE, corregedorias de dez tribunais de contas debatem inovações tecnológicas
Jornada Full Stack começa dia 27 e segue até dia 29 deste mês