Aracaju, 17 de setembro de 2021

Breno  alerta sobre a necessidade de priorizar a saúde mental

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na sessão parlamentar da última quinta-feira (11), o vereador Breno Garibalde utilizou o pequeno expediente para destacar a importância do setembro amarelo, mês que trata sobre a prevenção ao suícidio no Brasil. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 12 mil pessoas tiram suas vidas por ano, o que dá aproximadamente 6% da população. Para Breno, este é um grave problema de saúde pública que precisa ser encarado com mais seriedade e que não deve ser considerado só no Setembro Amarelo.

“Durante o mês de setembro todo mundo tira um tempo para falar sobre o assunto, mas durante o resto do ano o que ainda vemos é a falta de prioridade com relação à saúde mental. Vemos muita gente fazendo pouco caso da dor do outro, chamando de mimimi, inferiorizando transtornos mentais, atacando outras pessoas pela cor da pele, orientação sexual, gênero, estrutura corporal e por aí vai. Tudo isso gera um adoecimento que pode levar a graves consequências. O desemprego, a fome, a falta de oportunidades, e de perspectivas também são fatores agravantes”, destacou Breno.

O parlamentar também falou sobre a realidade na capital sergipana, onde as escolas municipais ainda não possuem profissionais da psicologia para atendimento. O que, para ele, precisa ser  revisto com urgência.

“Eu peço a sensibilidade do nosso prefeito, que é uma pessoa antenada com a realidade, para que esse problema possa ser tratado com a prioridade que merece. Crianças e adolescentes precisam de acompanhamento para se tornarem adultos mais saudáveis mentalmente. O mesmo estudo da OMS que aponta que 96,8% dos casos de suicídio estão relacionados a transtornos mentais, também diz que 90% dos casos têm prevenção. Então existe esperança e saúde mental não pode ser tratada como algo secundário. Cuidar da mente é fundamental e todos precisam de acesso a essa assistência”, ressaltou o vereador.

Fonte e foto assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Hospital Cirurgia realiza ação para comemorar Dia Mundial da Segurança do Paciente
Preço médio do óleo diesel segue em alta no início do mês de setembro e litro se aproxima de R$ 5,00, aponta Ticket Log
Sergipe mantém vacinação dos adolescentes de 12 a 17 anos, priorizando portadores comorbidades
Município e Estado se reúnem para definir regras de retomada de público nos estádios