Aracaju, 21 de setembro de 2021

Setembro Amarelo: um pequeno gesto pode salvar uma vida

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Durante todo mês de setembro duas pautas de suma importância para a sociedade estão sendo exploradas: o Setembro Verde e o Setembro Amarelo. No entanto, nesta sexta-feira (10) é importante enfatizar simboliza o ápice da campanha Setembro Amarelo por ser considerado o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Infelizmente, essa triste realidade registra cada vez mais casos, principalmente entre os jovens. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 96,8% dos casos de suicídio estavam relacionados a transtornos mentais.  No Brasil, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos.

Mesmo com esses alarmantes números, ainda existe a ideia errônea de que o comportamento suicida não é um evento frequente, o que, por sua vez, impede que o assunto seja motivo de um exaustivo debate com a sociedade.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, a depressão é o maior causador do suicídio. Entre os vários sinais da depressão podemos citar:  tristeza profunda; pensamentos negativos; baixa autoestima; choro frequente e mudanças comportamentais bruscas.

Sendo assim, a prevenção ao suicídio deve ser entendida em aspectos psicológico, biológico, político, social e cultural. A somação de esforços ocasiona em medidas que poderão colaborar para diminuição do suicídio. Um pequeno gesto pode salvar uma vida.

Da assessoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Sergipe sem óbito por Covid nesta segunda e 32 novos casos
Aumento expressivos de assaltos, uso e tráfico de drogas na praia da Cinelândia em Aracaju
Juma de ‘Pantanal’: Alanis Guillen revela reação à notícia, detalha preparação
Juliette revela temor no ‘BBB21’: ‘O impulso inicial é devorar, julgar, e isso me dava medo’