Aracaju, 28 de setembro de 2021

Aracaju vacinou mais 2.184 pessoas contra covid nesta sexta-feira, 10

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Seguindo com o cronograma da campanha municipal de vacinação, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), vacinou mais 2.194 aracajuanos nesta sexta-feira, 10. Com isso, Aracaju chegou à marca de 456.595 pessoas vacinadas, o equivalente a 68,67% da população geral.

No balanço do dia, 206 adolescentes com comorbidades ou deficiência permanente, entre 12 e 17 anos, público prioritário neste momento,  receberam a primeira dose e 1.978 pessoas completaram seu esquema vacinal com a segunda dose.

Para se vacinarem, os adolescentes acompanhados dos responsáveis devem apresentar documento de identificação com foto, comprovante de residência em nome dos pais e relatório médico que ateste a comorbidade.

Foi este o processo realizado pelo servidor público Gilmar Alves, 49 anos, pai da Elaine Camile, 15 anos, e Nicolas Rauan, 13 anos, que receberam a primeira dose da vacina no auditório anexo À Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.

“É um momento muito especial porque na minha família todos os adultos já tomaram a primeira e a segunda doses, então só faltava essa faixa etária. É muito importante também pois eles vão voltar às aulas e com a vacinação esse processo fica mais seguro, me sinto mais aliviado, tranquilo”, explica Gilmar.

O vendedor de eletrodomésticos José Benedito Costa, 48 anos, imunizou-se com a segunda dose, também no Siqueira Campos, e ressalta a necessidade de todas as pessoas se empenharem para que a campanha de vacinação continue avançando.

“Receber a vacina é muito importante para mim e para quem está próximo, como no trabalho e na minha família. Me sinto protegido com a campanha avançando. Espero que a população se conscientize e venha tomar a vacina no prazo correto para que a gente possa deixar a pandemia para trás”, diz.

A doméstica Maria Pereira, 57 anos, por sua vez, foi vacinada com a segunda dose na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cândida Alves, no bairro Santo Antônio.

“É bom se vacinar, a gente convive com mais tranquilidade com as pessoas, principalmente com as da terceira idade. Eu tomei a primeira dose e agora estou tomando a segunda, assim que eu vi que podia, e agradeço à Prefeitura”, diz.

O motorista Wellington Carvalho, 54 anos, recebeu a segunda dose também na UBS Cândida Alves, e já consegue ver uma perspectiva de saída da crise sanitária. “A gente precisa estar imunizado para tudo ficar ok, né? Todo mundo fazendo sua parte nós conseguimos caminhar, voltar a nossa vida normal”, ressalta.

Novo calendário

A Prefeitura de Aracaju dará mais um salto na imunização da população contra a covid-19 e vacinará, a partir deste sábado, 11, os adolescentes de 17 anos, sem comorbidades. Nesta etapa, a administração municipal também dará início ao reforço com a terceira dose para os idosos com mais de 60 anos, que receberam a D2 até 31 de março.

Serão disponibilizados oito pontos, incluindo o drive-thru do Parque da Sementeira. O anúncio do novo calendário foi feito pelo prefeito Edvaldo Nogueira, nesta sexta-feira, 10, através das suas redes sociais.

De acordo com o calendário municipal, adolescentes de 17 anos poderão se vacinar de 11 a 17 de setembro. O reforço para os idosos acima de 60 anos também será disponibilizado nestes dias. A vacinação ocorrerá nos seguintes pontos fixos, das 8h às 16h: UBS Santa Terezinha (Robalo); Shopping Riomar (Coroa do Meio); Aracaju Parque Shopping (Bairro Industrial); Universidade Tiradentes (Farolândia); Uninassau (avenida Augusto Franco); e Igreja Universal do Reino de Deus (próximo ao viaduto do DIA). No fim de semana, 11 e 12, também será possível receber a primeira dose na Unidade Básica de Saúde Onésimo Pinto (Jardim Centenário). Já, durante a próxima semana, a vacinação também ocorrerá na Estação Cidadania (Bugio).

Além destes pontos, a vacina também será disponibilizada no drive-thru do Parque da Sementeira, das 8h às 17h. Para o local, é preciso ter cadastro no portal “VacinAju” e código de autorização liberado. Já para os pontos fixos, basta apresentar comprovante de identificação com foto e comprovante de residência no nome da pessoa ou em nome dos pais.

Repescagem

Além disso, nesta fase a Prefeitura dará continuidade à repescagem para a população acima de 18 anos que ainda não recebeu a primeira dose da vacina. Para esse público, o imunizante estará disponível, exclusivamente, no auditório anexo à Escola Municipal Presidente Vargas, das 8h às 16h.

Foto Sérgio Silva

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin
Share on email

Leia também

Polícia já tem suspeito do roubo das joias de Ana Alves, que inclui anel do seu pai, e já vai ouví-lo
Seduc convoca 57 educadores profissionais aprovados em seleção para cursos técnicos
Sergipe recebe mais de 67 mil vacinas para aplicação em primeira e segunda doses
Luciano Bispo diz que PDES revela potencialidades para investimentos